Phoebbe passou 12 dias internada após desenvolver a Síndrome do Choque Tóxico usando um absorvente interno
Facebook/ Phoebee Bambury/ Reprodução
Phoebbe passou 12 dias internada após desenvolver a Síndrome do Choque Tóxico usando um absorvente interno

Phoebee Bambury, de 19 anos, estava vivendo uma semana estressante na faculdade quando começou a se sentir doente. Ela atribuiu o mal estar que estava tendo e outros sintomas a uma exaustão, entretanto, a real causa de uma grave infecção que ela contraiu poderia ter passado despercebida: um absorvente interno.

LEIA MAIS: Mulher fica em coma e perde a memória por causa de mau uso de absorvente interno

A jovem que mora na Inglaterra sofreu a chamada Síndrome do Choque Tóxico (SCT), uma doença rara que pode atingir tanto mulheres quanto homens, mas que a maioria dos casos está associada ao uso incorreto de absorvente interno.

A sorte de Phoebbe é que ela já conhecia o problema de perto. Além de ser estudante de farmácia, duas pessoas próximas a ela já morreram depois de sofrer a SCT. Após associar os sintomas à complicação, a inglesa correu para o hospital.

A inglesa começou com náuseas e vômitos e depois, passou a ter fortes tremores e muita dor nos músculos. Apesar de o namorado acreditar que se tratava apenas de alguma virose, Phoebbe não conseguia tirar a SCT da cabeça. “Eu peguei uma caixa de absorventes e li todos os sintomas. Tudo batia”, afirmou a jovem em entrevista ao site The Sun.

Tratamento

Para que a infecção não avance para complicações que acabam levando à morte , a pessoa deve procurar o mais rápido possível por atendimento médico. “Eu estava em agonia. Minha cabeça doía muito e eu estava tendo sérias dores de estômago.”

Os médicos a deram antibióticos e analgésicos, mas a infecção continuou a causar vômitos, febre e inchaço por dias. Ela reteve tanto líquido que chegou a ganhar mais de 3 kg. No total, ficou 12 dias internada.

Causas

Apesar da jovem ter seguido as orientações corretas de uso do absorvente interno, o fluxo menstrual durou semanas
Shutterstock
Apesar da jovem ter seguido as orientações corretas de uso do absorvente interno, o fluxo menstrual durou semanas

Nas próprias instruções de uso do absorvente interno há um alerta sobre a SCT. Phoebbe afirma que sempre seguiu corretamente todas as orientações, como não usar por mais de oito horas, mas um sangramento intenso pode ter causado infecção.

“Eu estava tendo muito, muito, muito sangramento, então já estava usando por um tempo, mas nunca por mais de oito horas seguidas. Eu também usava os indicados para meu tipo de fluxo, mas tive azar.”

LEIA MAIS: Tudo o que você precisa saber sobre o coletor menstrual

O fluxo da jovem, nos dias que antecederam a infecção, durou semanas por conta de um problema ginecológico. O acúmulo de sangue menstrual pode ter feito com que Phoebbe contraísse bactérias.

“O melhor conselho é nunca usar absorvente interno, mas eu sei que muitas mulheres não vão fazer isso”, disse a jovem. “É importante, entretanto, saber dos sintomas para que, no caso de começar a senti-los, ir direto para o hospital. Mesmo que seja só um vírus depois, é melhor chegar para não acabar com uma falência múltipla dos órgãos.”

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!