Campanha de vacinação contra a gripe é feita anualmente porque o vírus tem grande capacidade de mutação
Shutterstock
Campanha de vacinação contra a gripe é feita anualmente porque o vírus tem grande capacidade de mutação

O Ministério da Saúde anunciou que as primeiras remessas de doses da vacina contra gripe devem ser enviadas aos estados a partir do dia 10 de abril. Já a distribuição para a população fica sob responsabilidade das secretarias estaduais e municipais de saúde.

LEIA MAIS: 7 razões para se vacinar contra a gripe

A pasta também informou que o Dia de Mobilização Nacional, o chamado Dia D, ficou marcado para 6 de maio. Nesta data, postos de saúde de todo o País deverão imunizar a população contra a gripe .

Os grupos atendidos ainda serão anunciados pelo ministério. No ano passado, receberam a dose crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde. Povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional também foram imunizados.

LEIA MAIS: Febre amarela em Minas Gerais já registra mais de mil casos suspeitos

A campanha de vacinação contra a gripe é anual porque o vírus tem um grande poder de mutação. Deste modo, o vírus que circulou no ano de 2016 foi diferente do de 2015 e também será diferente do que vai aparecer por 2017.

Febre amarela

Enquanto o Ministério da Saúde já pensa na gripe, que registra maior número de casos no inverno, a população continua preocupada com a febre amarela. O surto que surgiu em Minas Gerais este ano já fez com que a pasta registrasse quase 300 casos confirmados da infecção aguda.

No total, 12,8 milhões de doses extras da vacina contra a doença foram enviadas para cinco estados: Minas Gerais (5,5 milhões), São Paulo (2,75 milhões), Espírito Santo (2,65 milhões), Rio de Janeiro (1,05 milhão) e Bahia (900 mil). O imunizante é a única forma eficaz de se proteger contra o problema.

Atualmente, a vacina já é ofertada no Calendário Nacional de Vacinação em 19 estados que estão na chamada área de recomendação para a vacina. Depois do surto deste ano, alguns municípios vizinhos da área com maior incidência da doença e que estavam fora da área de recomendação também passaram a vacinar seus moradores.

Diferentemente da gripe, a vacina contra febre amarela só é recomendada para pessoas que vão viajar ou vivem nas regiões que estão registrando casos da doença:  leste de Minas Gerais, oeste do Espírito Santo, noroeste do Rio de Janeiro, oeste da Bahia e algumas cidades de São Paulo.

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!