Segundo secretário municipal de Saúde, cidade receberá 1,5 milhão de doses da vacina contra a febre amarela
shutterstock
Segundo secretário municipal de Saúde, cidade receberá 1,5 milhão de doses da vacina contra a febre amarela

O reforço na vacinação contra a febre amarela na cidade do Rio de Janeiro será feito de maneira preventiva ao longo de todo o ano, garante o secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo de Mattos. Segundo o titular da pasta, as vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde em número adequado para atender à população do município.

Leia também: OMS alerta para risco de febre amarela chegar a países vizinhos do Brasil

De acordo com o secretário, inicialmente, será mantido o esquema de vacinação contra a febre amarela somente para as pessoas que vão viajar para áreas de risco, onde já foram registrados casos de contaminação em humanos.

“A prioridade nos próximos 15 dias continua sendo para pessoas que vão viajar para as áreas de risco. Isso é muito importante, porque não se trata de nenhuma emergência, não se trata de nenhuma urgência. É uma medida cautelar. Medida de prevenção para que a população fique tranquila em relação”, afirmou Mattos.

Leia também: Devo me vacinar contra a febre amarela? Saiba como se proteger da doença

O titular da pasta garantiu que, quando tiver início a operação para aplicação de reforço na vacinação, os postos terão funcionamento normal. Além disso, será ampliado o número de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que farão a imunização. “De algumas dezenas de unidades que fazem a vacinação, chegaremos a centenas. Então, é um processo de imunização das pessoas sem que haja nenhum caso amarela no município do Rio de Janeiro , nem no estado do Rio de Janeiro.”

Preparação das unidades

Segundo Mattos, teve início nesta segunda-feira (13) a etapa de preparação das unidades ainda não envolvidas no processo. “Vamos gerar os protocolos e em 15 dias, quando o Ministério da Saúde disponibilizar o aporte de novas doses, começará o processo de vacinação em todas as unidades básicas do município do Rio de Janeiro”, disse o secretário. Ele acrescentou que o Rio entrará como o mais novo estado na lista dos que têm a vacinação no seu calendário.

Leia também: Vacinas contra gripe serão enviadas aos estados em abril

A ideia, acrescenta o titular da pasta, é vacinar todos os moradores do Rio de Janeiro que puderem receber a imunização contra a febre amarela. “A princípio o Rio de Janeiro vai receber 1,5 milhão de doses daqui a 15 dias. Hoje colocamos mais 40 mil doses à disposição das pessoas que moram no Rio nessas unidades que vacinam habitualmente.”


* Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!