Manter um sorriso bonito vai além de ser considerado um cuidado com a aparência
iStock
Manter um sorriso bonito vai além de ser considerado um cuidado com a aparência

Um sorriso costuma ser a primeira coisa a ser observada em uma pessoa, portanto, mantê-lo saudável é fundamental para causar um impacto positivo. Mas, além da aparência agradável, os cuidados com a higiene bucal podem evitar preocupações mais graves, como doenças cardíacas e até acidente vascular cerebral (AVC).

Se considerando todos os tipos de germes e bactérias que a boca é exposta todos os dias, podemos dizer que ela é uma das áreas mais sujas do corpo. Desde comer com os dedos, mastigar a caneta em um momento de distração ou até mesmo beijar entes queridos são hábitos que podem causar problemas para a saúde bucal como mau hálito, gengivite e até inflamações mais graves.

Leia também: Saiba como proteger a sua boca das DSTs

Pior ainda, quando a  higiene dental é muito precária, as bactérias da boca podem viajar por meio da corrente sanguínea e causar problemas de inflamação em outras áreas do corpo, como o coração e o cérebro.

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Oral , celebrado nesta segunda-feira (20), o diretor clínico do Bupa Dental Services no Reino Unido, Steve Preddy, compartilhou suas principais dicas para manter uma boca saudável e evitar complicações dentárias.

1. Enxaguar ou cuspir?

Para alguns, essa primeira dica pode surpreender, mas de acordo com Preddy, o ideal é cuspir, não enxaguar. "O excesso de pasta de dente deixada na boca após a escovação forma uma camada protetora em torno dos dentes, por isso é melhor não enxaguar", explicou ele.

2. Escolha a pasta de dente correta

Qualquer pasta de dentes que contenha flúor é recomendável, mas para quem tem algum tipo de sensibilidade, existem produtos específicos que irão ajudar. "Quem acabou de ter um tratamento de clareamento, pode querer usar um creme dental com função de branqueamento para ajudar a prolongar os efeitos”, pontuou o diretor clínico.

3. Elétrica ou manual?

Escovar os dentes pode ser mais fácil com escovas elétricas; mas é preciso atenção para que os benefícios sejam os mesmos
Getty Images
Escovar os dentes pode ser mais fácil com escovas elétricas; mas é preciso atenção para que os benefícios sejam os mesmos

Se você já viu aquelas escovas de dente elétricas e está em dúvida se elas realmente podem substituir as tradicionais, não se preocupe. Preddy explica que o objetivo de escovar os dentes é remover a placa bacteriana e ambas vão fazer isso, mas as escovas eletrônicas vão tornar esse trabalho muito mais fácil.

No entanto, ele alerta: "É uma boa ideia falar com um dentista ou higienista sobre a maneira correta de usar a escova de dente elétrica para obter melhores resultados."

4. O que causa mau hálito?

Ao observar que o mau hálito continua, mesmo com uma escovação regular, pode ser um indício de que há um problema mais grave. Para Preddy, normalmente mau hálito é causado por um acúmulo de bactérias na boca e isso pode ser consequência de uma série de fatores, incluindo gengivite, - onde a gengiva se separa do dente, deixando mais espaço para as bactérias crescerem -língua áspera que retém bactérias, e outras infecções orais.

Há ainda outras complicações, como refluxo gástrico e problemas de estômago, que podem contribuir para que o hálito não seja tão agradável.

Bactérias na boca podem causar inflamações no corpo, que, se não forem tratadas, podem resultar em problemas cardíacos
Getty Images
Bactérias na boca podem causar inflamações no corpo, que, se não forem tratadas, podem resultar em problemas cardíacos

"Fumar, consumir bebidas alcoólicas e beber café também podem causar mau hálito, assim como manchar os dentes. Para evitar esse incomodo, escove os dentes com frequência, faça bochechos, vá regularmente ao seu dentista", orienta o diretor clínico.

5. O que significa sangue na gengiva?

Para o especialista, sangramentos nas gengivas é um sinal de gengivite, que geralmente é causada por um acúmulo de placa bacteriana nos dentes. "A boa notícia é que há tratamento, se for detectado nos primeiros estágios da doença.”

Leia também: Cigarro e saúde bucal: o prejuízo vai muito além dos dentes amarelados

6. O que fazer se tiver gengivite?

Má higienização bucal pode causar gengivite, que, além de fazer sangrar, causa  sensibilidade e danifica os dentes
Getty Images
Má higienização bucal pode causar gengivite, que, além de fazer sangrar, causa sensibilidade e danifica os dentes

Essa é uma inflamação nas gengivas causada pela placa bacteriana ou tártaro, que as irrita e as faz sangrar. Para o tratamento, o especialista indica uma limpeza profissional com um dentista e manter a boa higiene bucal em casa.

7. Por que os dentes ficam sensíveis?

A sensibilidade é causada pelos alimentos e bebidas consumidos. "Há uma série de motivos para se ter dentes sensíveis, incluindo uma dieta ácida, muitas frutas ou bebidas efervescentes. Escovar os dentes usando muita força ou batê-los uns contra os outros também pode ajudar a aumentar a sensibilidade”, explica Preddy.

A dica para quem sofre com esse problema é consultar um dentista e tentar usar creme dental específico para esse problema.

8. Açúcar x dentes

"Todos sabemos que os alimentos açucarados são ruins para os dentes porque podem causar decomposição. O que não é tão conhecido é que, não importa a quantidade de açúcar que você ingere, e sim, a frequência que faz isso”, alerta o especialista.

Limite a quantidade de açúcar ingerido para não prejudicar os dentes
Getty Images
Limite a quantidade de açúcar ingerido para não prejudicar os dentes

Preddy ainda complementa dizendo que, em todas as refeições, as bactérias já presentes nos dentes produzem ácidos que causam cárie dentária e isso acontece por cerca de meia hora. Por isso é importante tentar limitar o consumo de açúcar nos alimentos entre as refeições.

9. Corte as bebidas gaseificadas

Refrigerantes e águas aromatizadas contêm certos ácidos que, ao longo do tempo, podem danificar os dentes. "Bebidas diet também são ruins para a dentição, por isso, o ideal é não consumí-las o tempo todo”, indicou o dentista.

10. Não há idade para começar a ir ao dentista

"É uma boa ideia os pais trazerem os filhos em suas consultas odontológicas para que a criança se acostume com os procedimentos dentários e o dentista", incentivou Preddy. Nessas ocasiões, o dentista pode dar uma olhada rápida nos dentes da criança, ou gengivas (se o bebê não desenvolveu a dentição ainda), e pode ajudar os pais com dicas.

Leia também: A bulimia pode danificar os dentes tanto quanto o corpo

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!