Cuidados com a saúde ocular são essenciais, principalmente para quem usa lentes de contato
shutterstock/Reprodução
Cuidados com a saúde ocular são essenciais, principalmente para quem usa lentes de contato

A saúde dos seus olhos é mais frágil do que você pode imaginar. Por isso, procedimentos higiênicos são fundamentais para evitar irritações e outras complicações. Todo cuidado é pouco, e até atos inofensivos, como colocar lentes de contato com as mãos molhadas podem colocar em risco sua visão. 

Leia também: Protetor solar pode ser perigoso para os olhos

Pelo menos foi isso que fez com que a britânica, Irenie Ekkeshis, ficasse cega de um olho. Após colocar as lentes de contato sem enxugar as mãos, seus olhos não paravam de lacrimejar. No início, ela achou que passaria rapidamente e não deu muita atenção, chegou até a comprar um colírio simples, na farmácia. Mas em pouco tempo, o incômodo foi ficando insuportável.

Quando decidiu ir ao médico, no Hospital dos Olhos Moorfield, em Londres, foi feita uma espécie de raspagem córnea, que retira as células do globo ocular para análise. O exame a diagnosticou com ceratite amebiana, que é uma infecção rara, causada por um protozoário conhecido como Acanthamoeba keratitis (AK), normalmente encontrado na água da torneira, mar e piscinas.

Ao tentar entender como foi contaminada, a mulher se lembrou que havia trocado de lentes sem secar as mãos antes, procedimento considerado errado por especialistas. O ideal é que as mãos sejam sempre bem lavadas, e estejam secas durante a aplicação das lentes.

Depois de ter passado por dois transplantes de córnea, algo deu errado com a retina e Ekkeshis perdeu a visão do olho. Segundo os especialistas, a ceratite amebiana foi a responsável pela cegueira.

Leia também: Sete alimentos que ajudam a proteger a saúde dos olhos

Doença é comumente encontrada na água

O oftalmologista José Ottaiano, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), explica que essa ameba é um parasita de vida livre, encontrado em água de torneira, banheira de hidromassagem, piscinas, soro fisiológico caseiro, e em soluções de lentes de contato. “Mais de 80% dos casos da ceratite amebiana estão associados ao uso de lentes de contato, principalmente as gelatinosas”, afirma ele.

Segundo o especialista, a doença se caracteriza por sintomas inespecíficos como ardor, sensação de corpo estranho, irritação e vermelhidão nos olhos. Para evitar que problemas mais sérios aconteçam, é importante, assim que essas características forem notadas, procurar uma ajuda médica.

“Se o diagnóstico demorar, a ameba tende a aprofundar na córnea, dificultando ainda mais o tratamento, que é longo e tóxico, podendo durar mais de um ano e nem sempre é efetivo”, explicou Ottaiano.

Por isso, cuidados com a higiene ocular são fundamentais, principalmente em usuários de lentes de contatos. “Cuidados na exposição em ambientes com água contaminada e, nos primeiros sinais de irritação ocular, procurar um oftalmologista” finaliza o oftalmologista.

Leia também: Tatuagem nos olhos pode causar glaucoma e até cegueira

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!