Pessoas acima do peso são maioria no Brasil, afirma estudo feito pelo Ministério da Saúde
shutterstock/Reprodução
Pessoas acima do peso são maioria no Brasil, afirma estudo feito pelo Ministério da Saúde

É cada vez mais comum reclamações dos brasileiros sobre o excesso de peso. E, de acordo com um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde, está comprovado que no Brasil, o número de pessoas com quilos a mais do que o recomendado já representa mais da metade da população, com 53% do total.

Leia também: Como perder peso sem prejudicar a massa muscular

Isso significa que, nos últimos 10 anos, quando esse grupo era 42,6% do todo, houve um aumento de 26,3% entre 2006 e 2016 no número de pessoas que estão acima do peso . Essas informações são da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

Fatores

Para os homens, a situação parece um pouco mais agravante, sendo 57,7% hoje, diferente dos 47,5% há uma década. Entre as mulheres o aumento foi mais significativo, já que antes apenas 38,5% não se encaixavam nos padrões e atualmente esse percentual subiu para 50,5%.

 O levantamento aponta que a idade também é um fator que influência o sobrepeso . Em pessoas entre 18 e 24 anos, por exemplo, o índice é de 30,3%. Já quem tem entre 35 a 44 anos, a taxa é de 61,1%. A população entre 55 a 64, 62,4% está acima do peso. Enquanto os idosos acima de 65 anos tem 57,7% do total com quilos extras.

A escolaridade indicou que pessoas com até 8 anos de escolaridade, tem 59,2% do total acima do peso. Mas, entre os que estudaram 11 e 12 anos ou mais apresentam percentuais mais baixos, sendo 53,3% e 48,8% respectivamente.

Leia também: Perda de memória e envelhecimento: os danos que a obesidade causa ao cérebro

Obesidade

De acordo com os dados, a obesidade está mais presente em pessoas acima dos 25 anos e com menos anos de estudo. Jovens entre 18 e 24 anos tem índice de 8,5%, enquanto pessoas de 35 a 44 o número mais do que dobra, atingindo 22,5%.

Pessoas com até oito anos de escolaridade apresentam taxa de 23,5%, enquanto as que tem 12 anos ou mais, o percentual é de 14,9%.

A Vigital considera que pessoas com sobrepeso tem Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior que 25 quilos por metro quadrado (kg/m2). Já a obesidade implica em IMC igual ou superior a 30 (kg/m2).

*Com informações da Agência Brasil

Leia também: Contra obesidade infantil, instituto vai oferecer aulas de judô gratuitas

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!