Campanha contra influenza já começou e vai até o dia 26 de maio no Sistema Único de Saúde
shutterstock/Reprodução
Campanha contra influenza já começou e vai até o dia 26 de maio no Sistema Único de Saúde

Foi confirmada a segunda morte por influenza A H3 neste ano. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, que divulgou que a vítima era uma mulher de 52 anos, com pneumopatia, doença cardiovascular crônica e obesidade.

Leia também: Campanha de vacinação contra gripe será em abril; veja se você pode participar

Segundo o órgão, a paciente chegou a receber a medicação indicada para o tratamento da influenza A pelo Ministério da Saúde, o antiviral Oseltamivir. Ela também havia sido internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu.

No Distrito Federal foram notificados 221 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, doença originária do vírus da influenza. Desse total, foram confirmadas 65 pessoas com a enfermidade. No entanto, ainda não houve registro de casos de H1N1 este ano.

De acordo com Heloísa Araújo, diretora de Vigilância Epidemiológica da secretaria, esses registros estão dentro da normalidade, pois fazem parte do período sazonal. “Não existem motivos para pânico por parte da população do DF. Aqueles que sejam portadores de doenças crônicas não transmissíveis devem buscar a vacinação, além dos demais grupos prioritários”, orientou ela.

Esta realmente é a época do ano em que doenças respiratórias são mais comuns na população, com climas temperados, e a aproximação do inverno. Por isso, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe teve início mais cedo neste ano, no dia 17 de abril, e vai continuar até o dia 26 de maio. Um dia antes do Dia das Mães, em 13 de maio, será feita uma mobilização em todo o território nacional para incentivar a vacinação.

Leia também: 7 razões para se vacinar contra a gripe

Como se evitar a influenza

Para se prevenir contra o vírus da gripe, a secretaria aconselha que as pessoas evitem tocar em mucosas de olhos, nariz e boca, lavar as mãos frequentemente, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter o ambiente arejado e evitar aglomerações e ambientes fechados.

Outras recomendações, segundo as autoridades de saúde é adotar hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, ingestão de líquidos diariamente, cobrir a boca e o nariz quando espirrar ou tossir, e sempre higienizar as mãos logo após o ocorrido. Além disso, evitar o contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe também ajudam a prevenir a influenza.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também: Estudo revela fatores que aumentam risco de morte por H1N1

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!