Estudo revela que tequila pode ser um ótimo remédio para a reposição do cálcio nos ossos
reprodução shutterstock
Estudo revela que tequila pode ser um ótimo remédio para a reposição do cálcio nos ossos

Já pensou em poder beber uma dose do seu drink favorito todos os dias sem causar danos à saúde, e melhor, ajudando a manter seu corpo livre da osteoporose? Os amantes da tequila podem comemorar, pois está comprovado: um shot de tequila pode ajudar a manter os ossos saudáveis.

Leia também: Osteoporose: saiba como prevenir e tratar a doença

 Essa é a novidade que uma pesquisa recente apontou, quando descobriu que as substâncias da planta que a tequila se origina ajudam a aumentar os níveis de cálcio e magnésio - minerais que agem no fortalecimento dos ossos.

O estudo descobriu que os açúcares da planta pode, inclusive, servir para tratar a osteoporose, uma condição que ocorre com o enfraquecimento dos ossos.

De acordo com os cientistas, a variação azul da planta, conhecida como Agave-azul, utilizada para fazer a aguardente mexicana, poderia ajudar a manter os ossos saudáveis. Isso ocorre porque as substâncias na planta melhoram a absorção de cálcio e magnésio no corpo, que são minerais essenciais para ajudar a manter a saúde óssea.

 "O consumo de frutanos [açucares] contidos no agave, associado ao conjunto de microrganismos intestinal adequado, promove a formação de um novo osso, mesmo com a presença de osteoporose", disse o especialista Mercedes López, chefe do projeto do Centro de Pesquisa e Estudos Avançados do México.

Análise

Para investigar os efeitos do agave, os pesquisadores realizaram experimentos com camundongos. O procedimento consistiu na remoção dos ovários de ratos fêmeas para induzir a osteoporose.

 Os cientistas alimentaram os ratos com os açúcares da planta da bebida alcoólica, e, oito semanas depois, amostras de osso foram tomadas para medir a absorção dos minerais e osteocalcina, proteína que indica a produção de osso novo.

 "Foi comprovado que os ratos que consumiram este frutanos  sintetizado com cerca de 50% a mais da tal proteína, além de terem o diâmetro dos ossos maior em comparação com os indivíduos que não foram alimentados com derivados do agave, as substâncias ajudaram a aumentar os níveis de cálcio que vão para o intestino grosso”, explicou Lopez.

Leia também: Homem com ossos mais fortes do mundo pode ajudar em estudos sobre osteoporose

 Uma vez no intestino grosso, os açúcares do agave são capazes de se acoplar a moléculas de cálcio e magnésio e ajudar a transportá-las através das células do corpo. "Desta forma, temos uma segunda chance de aproveitar os nutrientes que não estavam mais disponíveis para o organismo”, afirmou o especialista.

 No entanto, o doutor Lopez ressalta que é muito importante que as pessoas tenham um microbioma intestinal saudável, porque só então será possível que as bactérias fermentam os frutanos para transformá-los em ácidos graxos.

Osteoporose

Esses resultados proporcionam a possibilidade de se desenvolver uma alternativa no tratamento da osteoporose. A condição afeta 200 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a International Osteoporosis Foundation.

A doença ocorre quando o corpo não renova o osso, que está em constante transformação. Com esse diagnóstico, a pessoa tem um esqueleto poroso e fraco.

Embora afete principalmente mulheres após a menopausa, pode ocorrer também em mulheres mais jovens e em homens. Uma em cada três mulheres e um em cada 12 homens contraem a doença em algum momento de suas vidas. Isso ocorre, pois a maioria das pessoas não percebem a presença da enfermidade até quebrar um osso.

Apesar da esperança que a descoberta proporciona, os pesquisadores esperam realizar estudos clínicos para comprovar que os açúcares da planta da tequila podem ser usados ​​como um tratamento.

Leia também: Excesso de proteína, fibra e sódio na dieta aumenta risco de osteoporose

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!