Microsoft apresenta Emma Watch; relógio reduz tremores em mãos de pessoas com Parkinson
Divulgação/Microsoft
Microsoft apresenta Emma Watch; relógio reduz tremores em mãos de pessoas com Parkinson

Quem conhece alguém que sofre de mal de Parkinson certamente já deve ter visto a dificuldade motora que a doença provoca. Na maioria dos casos, situações simples como comer, escovar os dentes ou escrever parecem impossíveis. Mas, na última semana, uma nova tecnologia promete diminuir esses efeitos, e melhorar a qualidade de vida de quem tem essa condição.

Leia também: Mal de Parkinson pode ser tratado com vírus que reprograma células no cérebro

Um aparelho, que funciona como um simples relógio de pulso, poderá mudar tudo isso e ajudar a controlar os tremores das pessoas com Doença de Parkinson . O “Emma Watch”, como foi batizado, foi desenvolvido pela Microsoft, e leva o nome da designer Emma Lawton, símbolo da luta contra a enfermidade, que foi diagnosticada aos 29 anos, e precisou se afastar da profissão por conta da doença.

No entanto, com a ajuda do dispositivo, Emma volta a escrever.  “Ele não para o meu tremor. A escrita não vai ser perfeita. Mas, meu Deus, é muito melhor", disse Emma emocionada. Assista o vídeo:

O dispositivo foi criado por Haiyan Zhang, diretora da divisão de Pesquisa e Inovação da Microsoft, que apresentou o aparelho na Build 2017, nos Estados Unidos, nos últimos dias 10 e 12 de maio.

Leia também: Lei que amplia uso medicinal da maconha entra em vigor na Flórida

Como funciona

Pessoas com Parkinson acabam disparando sinais pelo cérebro que confundem os músculos, provocando uma certa confusão no corpo, fazendo com que os espasmos sejam incontroláveis.

Porém, o relógio quer, por meio de vibrações - como as emitidas por celulares -, “enganar” o cérebro do usuário, interrompendo o conflito interno, chamando atenção para o que está acontecendo no pulso e estabilizando os espasmos da mão, diminuindo os tremores.

O ritmo das vibrações emitidas pelo aparelho é controlado por um aplicativo que pode ser administrado em um tablet com Windows 10.

Para a desenvolvedora do dispositivo, essa talvez seja uma solução rápida e emergencial para controlar os impulsos de pessoas com a doença. Mesmo assim, ainda não há previsão de chegada do relógio ao mercado.

Talheres inteligentes

Desde 2014, o Google já tinha comprado uma empresa nos Estados Unidos que desenvove talheres para ajudar pessoas com dificuldade de movimentação. Isso porque um dos fundadores da empresa, Sergey Brin, tinha interesse em desenvolver produtos para pessoas com mal de Parkinson, doença que acometia seus familiares.

Naquela época, a empresa ganhou o nome de Lift Labs e seu principal projeto era uma colher robótica, capaz de estabilizar a parte do talher que carrega a comida utilizando uma tecnologia revolucionária.

Há um ano, a companhia foi rebatizada de Liftware, e expandiu a linha de produtos. Além da colher, hoje é oferecido garfos e facas que possibilitam a diminuição de até 70% dos tremores. A tecnologia permite ajudar não só pessoas com mal de Parkinson, mas também paraplégicos, pessoas com paralisia cerebral ou vítimas de AVCs.

Leia também: Os sinais do Parkinson e as formas comprovadas de prevenir a doença

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!