As crianças estão entre os grupos que menos se vacinaram e que estão no público-alvo da campanha de vacinação
shutterstock
As crianças estão entre os grupos que menos se vacinaram e que estão no público-alvo da campanha de vacinação

A campanha vacinação contra a gripe, que acontece em todo o País e que acabaria nesta sexta-feira (26), foi prorrogada por duas semanas e agora vai até o dia 9 de junho. 

Leia também: Instituto do Câncer reúne 2 mil pessoas em corrida pela saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha de vacinação  foi prorrogada para a pasta tentar atingir a meta de vacinar 90% do público-alvo. Até o momento, foram imunizados apenas 63,6% das 54,2 milhões de pessoas que fazem parte desse público.

Do público-alvo , fazem parte os idosos, as gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz nos últimos 45 dias, os indígenas, as crianças, os professores e os trabalhadores de saúde, além das pessoas com doenças crônicas. 

Segundo o balanço divulgado, nesta sexta, pelo ministério, entre os grupos que integram o público-alvo, os idosos registram a maior cobertura vacinal (72,4%). Em seguida estão mulheres que acabaram de dar à luz (71,2%) e indígenas (68,6%).

Os grupos que menos se vacinaram são crianças (49,9%), gestantes (53,4%), professores (60,2%) e trabalhadores de saúde (64,2%).

Também foram aplicadas 7,1 milhões de doses em pessoas com doenças específicas, privadas de liberdade e em trabalhadores do sistema prisional.

Os estados com a maior cobertura vacinal, até o momento, são Amapá (85,7%), Paraná (78,1%), Santa Catarina (77,7%), Rio Grande do Sul (74%) e Goiás (70,1%). Já os estados com menor cobertura são Roraima (47,9%), Rio de Janeiro (49%), Pará (52,1%), Mato Grosso (55,8%), Rondônia (56,2%), Acre (56,4%) e Mato Grosso do Sul (57,1%).

Leia também: Homem com mão costurada no estômago para evitar amputação quer nova cirurgia

Entre as regiões do país, o Sul apresenta maio cobertura vacinal, com 76,3%, seguida das regiões Centro-Oeste (63,7%), Nordeste (62,3%); Sudeste (61,2%); e Norte (58,2%).

Descrição do público-alvo

A vacina contra a gripe está disponível nos postos de saúde para crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais (idosos), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores.

A orientação do ministério é que pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com deficiências específicas apresentem prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde devem se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

Segurança

A vacina disponibilizada pelo governo brasileiro protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano (A-H1N1, A-H3N2 e influenza B). A dose, segundo a pasta, é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe.

Leia também: Sistema All-on-4 é capaz de fixar todos os dentes sobre apenas quatro implantes

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal, de acordo com o ministério, é realizar a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe no Brasil vai do final de maio até agosto, por isso mesmo a campanha de vacinação acontece por volta de abril e maio.

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!