Estado de São Paulo ainda não liberou vacina contra gripe para pessoas fora do grupo de risco
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Estado de São Paulo ainda não liberou vacina contra gripe para pessoas fora do grupo de risco

O estado de São Paulo aguarda liberação de 31 milhões de doses de vacina contra gripe, solicitadas ao Ministério da Saúde, para poder ampliar a campanha de vacinação, conforme recomendação do governo, há uma semana.

Leia também: Campanha de vacina contra a gripe é estendida para fora do público-alvo; entenda

Após o aviso de que a vacina contra gripe estaria disponível para toda população na última segunda-feira (5), 15 estados, mais o Distrito Federal, já estenderam a proteção para todos os cidadãos.

No entanto, o governo do estado de São Paulo comunicou que não teria a quantidade necessária para suprir a demanda, e aguardava o envio de mais doses para poder atender à orientação do ministério.

Até agora, 9,4 milhões de pessoas que se encaixam no grupo prioritário já receberam a imunização. De acordo com o governo do estado, ainda há 3,6 milhões de doses a serem distribuídas aos que estão dentro do perfil de risco.

São Paulo conta hoje com mais de 44 milhões de habitantes, com cerca de 30 milhões de pessoas fora do público-alvo da campanha, e esse número restante de vacinas, certamente, não atenderia o volume de solicitações.

Leia também: 7 razões para se vacinar contra a gripe

Enquanto o pedido não é atendido, poderão receber a imunização bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos, idosos com mais de 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que fizeram parto nos últimos 45 dias), indígenas, profissionais de saúde que trabalham em serviços públicos e privados, e, a novidade deste ano, professores das redes públicas e privadas.

Vacina para todos

Por conta da baixa circulação do vírus este ano e, consequentemente, a diminuição da procura pela proteção, a sobra de doses foi grande e por isso, o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina para toda população, deixando que cada secretaria estadual de saúde tivesse autonomia para definir se irá atender ou não a essa recomendação.

“Ainda há 10 milhões de doses de um montante de 60 milhões adquiridas. Para que não haja desperdício, já que estas vacinas só valem por um ano, decidimos estender a todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques”, afirmou em nota o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Proteção

Produzida pelo Instituto Butantan, órgão ligado à pasta, por meio de um processo de transferência de tecnologia, a vacina vai imunizar contra o vírus da gripe A H1N1, A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane.

Leia também: Governo federal libera vacinação contra a gripe para toda a população

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!