Para receber todas as orientações sobre como manter sua saúde em dia é preciso acessar a plataforma Saúde Brasil
Reprodução
Para receber todas as orientações sobre como manter sua saúde em dia é preciso acessar a plataforma Saúde Brasil

Para aproximar a população brasileira de hábitos mais saudáveis, o Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (13) uma plataforma digital que poderá ajudar quem está em busca de qualidade de vida. A ferramenta, batizada de Saúde Brasil, está disponível na internet, e traz dicas de como cada usuário pode agir para se manter sadio.

Leia também: Tabagismo mata 200 mil brasileiros por ano; veja riscos e como parar de fumar

Como parte da campanha que visa conscientizar o público sobre a importância de comportamentos saudáveis, a plataforma irá oferecer conteúdos e serviços baseados em quatro pilares: “eu quero parar de fumar”, “eu quero ter peso saudável”, “eu quero me alimentar melhor” e “eu quero me exercitar”.

Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a ferramenta é um ambiente de dicas simples e rápidas para conquistar a tão sonhada qualidade de vida. “Má alimentação, sedentarismo, consumo de cigarro e obesidade levam ao adoecimento. Alguns exemplos das doenças adquiridas por esses maus hábitos são: a diabetes, a hipertensão, o infarto e o AVC, que sobrecarregam o sistema de saúde. Só para tratar a obesidade, por exemplo, o Sistema Único de Saúde (SUS) gasta quase meio bilhão de reais em um ano”, enfatizou Barros.

Leia também: Nada de gelo ou pomada: saiba o que fazer em casos de queimadura

Com funciona

Para ter acesso, basta entrar no site, e responder a um questionário interativo que fará diversas perguntas sobre os costumes de saúde do internauta. A partir do resultado, o usuário receberá uma breve avaliação sobre seus hábitos e quais atitudes ele deverá tomar para se tornar mais saudável. Assim, o Ministério da Saúde irá reunir os perfis semelhantes para enviar mensagens personalizadas sobre como agir em cada situação.

Leia também: Ainda dá tempo: campanha de vacinação contra gripe é prorrogada em São Paulo

O site também reúne conteúdos, serviços e vídeos de especialistas para incentivar a população a mudar seus hábitos por uma vida melhor. Além disso, é possível encontrar receitas de pratos que podem ajudar na busca por uma rotina mais sadia, com indicações de produtos regionais, e também dá pra calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) no portal. De acordo com a pasta, com o tempo, novas informações serão publicadas na página.

Haverá também a possibilidade de interação do público com a página. E para isso, a pasta conta, inclusive, com as sugestões da população, que poderá usar um canal feito especialmente para se manifestar, narrar suas histórias de superação e mostrar que é possível se tornar mais saudável.

Leia também: Em seis anos, indústria retira mais de 17 mil toneladas de sal dos alimentos

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!