Pesquisa aponta que o mês do seu aniversário pode revelar quais doenças você terá no futuro
Shutterstock/Viajar pelo Mundo
Pesquisa aponta que o mês do seu aniversário pode revelar quais doenças você terá no futuro

O que um virginiano tem a ver com tireoide? De acordo com um estudo recente, isso pode significar que ele terá até três vezes mais chances de ter problemas com a tireoide do que um capricorniano. Mas, calma, você não precisa acreditar em astrologia para concordar com essa teoria.

Leia também: As doenças de cada signo

Isso porque um dos fatores que influencia nas doenças que cada um vai desenvolver ao longo da vida é o mês que a pessoa nasceu e não o signo. Pelo menos essa é a conclusão que os cientistas espanhóis da Universidade de Alicante chegaram depois de analisar aproximadamente 30 mil pessoas.

Ao mapear o mês de nascimento de 27 doenças crônicas, eles concluíram que a época do ano influenciou em certas condições de saúde. "Neste estudo, evidenciamos uma associação significativa entre o mês de nascimento e a ocorrência de várias doenças crônicas e problemas de saúde a longo prazo”, explica o principal autor da pesquisa, o professor José Antonio Quesada.

Os resultados dos estudos revelaram que os bebês masculinos de agosto tiveram quase o dobro do risco de sofrer de asma comparados com os que nasceram no início do ano. Do mesmo modo, as mulheres nascidas em julho tinham 27% a mais de probabilidades de serem diagnosticadas com hipertensão arterial e apresentaram 40% de risco aumentado de serem diagnosticadas com incontinência urinária.

Para os cientistas, o mês do aniversário pode se comportar como um indicador de períodos de exposição precoce a vários fatores, como exposição a raios ultravioletas, vitamina D, temperatura, exposição sazonal a vírus e alergias que podem afetar o desenvolvimento do bebê desde o momento que ele está no útero da mãe, até os primeiros dias de vida.

"O fato de serem fatores sazonais, que podem variar em diferentes regiões geográficas, pode explicar a variabilidade dos resultados de diferentes estudos que mediram essas associações”, esclarece Quesada.

Leia também: Conheça a PAF e descubra porque jogadores e famosas estão dando uma pausa

A diferenciação por sexo também ajudou a perceber que cada um dos gêneros tem suas características de vulnerabilidade.

Benefícios

No entanto, alguns meses apresentaram o que eles chamaram de “efeito protetor”. Por exemplo, os homens nascidos em junho eram 34% menos propensos a desenvolver depressão, e tinham 22% de probabilidades a menos de sofrerem com dores na lombar.

As mulheres que vieram ao mundo em junho apresentaram 33% de chances a menos de ter enxaqueca, e 35% menos riscos de enfrentar os terríveis problemas com a menopausa.

Outras pesquisas já haviam sido feitas para complementar a constatação dos espanhóis. Estudos anteriores apontavam picos de doenças específicas em certas épocas do ano, de acordo com o clima, como o risco aumentado de câncer de mama no início do ano e um maior diagnóstico de câncer de pele na primavera.

Leia também: Você é hipocondríaco? Veja o que está por trás da mania de doença

Veja aqui qual é a doença que mais afeta as pessoas que nasceram em cada mês:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!