Provavelmente você conhece alguém que não aparente ter a idade que realmente tem. Mas certamente ninguém se parece tão mais novo quanto como esse londrino. Com uma aparência que deixaria até Peter Pan com inveja, o jovem de 23 anos poderia ser confundido facilmente com uma criança de 10 anos.

Leia também: Hormônio do amor, ocitocina pode combater o envelhecimento

Jovem que não envelhece sofre de doença rara e faz seus 23 anos de vida parecerem  apenas 10
Reprodução
Jovem que não envelhece sofre de doença rara e faz seus 23 anos de vida parecerem apenas 10

E não é mágica. Conhecido como o homem que nunca envelhece , o croata Tomislav Jurcec aparenta ter, no mínimo, uma década a menos do que sua idade real. Mas isso acontece devido uma condição rara que acomete seu cérebro, afetando os hormônios responsáveis pelo crescimento e envelhecimento.

Jurcec encara o fato com bom humor. O tempo todo ele precisa lidar com o espanto das pessoas quando descobrem sua idade, principalmente quando o veem fumando ou fazendo uso de bebidas alcoólicas. “Acho tudo muito engraçado. Gosto de causar esse choque e descrença nas pessoas”, afirma ele.

Falha no cérebro

Mas o que afeta Jurcec pode não ser tão engraçado assim. O rapaz foi diagnosticado com uma falha na glândula pituitária , localizada na base do cérebro, que controla hormônios responsáveis por causar o efeito do envelhecimento.

A glândula pituitária pode ser encontrada atrás do nariz e abaixo da base do cérebro, e é do tamanho de uma ervilha. Apesar do tamanho que parece inofensivo, essa glândula é a parte do corpo incumbida de liberar o crescimento hormonal e os hormônios da puberdade diretamente na corrente sanguínea.

Leia também: Envelhecimento precoce dos ovários tem causa genética, afirmam cientistas

Londrino encara situação com bom-humor, e aproveita condição para conseguir papeis de dublê em sua carreira como ator
shutterstock/Reprodução
Londrino encara situação com bom-humor, e aproveita condição para conseguir papeis de dublê em sua carreira como ator

Apesar de ser uma condição raríssima, em 2015 uma garota chinesa também ficou conhecida por conta dos mesmos sintomas que o londrino.  Zeng Yushan nasceu em junho de 1994, na província de Sichuan, no sudoeste da China.

Aos sete anos, ela parou de crescer e foi diagnosticada com um tumor na glândula pituitária, o que causou uma deficiência nos hormônios de crescimento.

De acordo com Ashley Grossman, professora de endocrinologia da Universidade de Oxford, os tumores pituitários podem impedir as pessoas de envelhecer.

"O tumor pituitário pode impedir que os hormônios de crescimento sejam liberados, e a pessoa passa a parecer menor do que realmente é, mas está com o organismo perfeitamente formado”.

Para a médica, os casos citados não têm tratamento, mas pode ser que eles envelheçam normalmente. “Alguns especialistas dizem que essas pessoas podem viver até mais do que o esperado, mas isso é incerto”, pondera.

No entanto, esse efeito não é unanimidade. Quem tiver um tumor na glândula pituitária poderá sofrer com doenças como gigantismo ou nanismo, dependendo do hormônio afetado.

O tratamento, dependendo da alteração causada por conta do gene defeituoso, pode ser feito por meio de comprimidos ou injeções que repõem os hormônios desregulados.

"Agora temos hormônios de crescimento artificiais, que podem ser injetados uma vez por dia, para tratar essa condição", explica Ashley.

Leia também: Cinco fatores que fazem o corpo envelhecer

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!