Para os cientistas o uso de cogumelos alucinógenos é seguro, porém, é preciso de mais testes para confirmação
shutterstock
Para os cientistas o uso de cogumelos alucinógenos é seguro, porém, é preciso de mais testes para confirmação

O uso de drogas ilegais no tratamento de doenças está cada vez mais sendo explorado pela medicina. Com as descobertas da ciência, as substâncias ilícitas estão se mostrando eficazes na cura ou diminuição dos efeitos de condições antes vistas como difíceis de se tratar. Depois da maconha, anfetamina e êxtase, agora os cogumelos alucinógenos poderão ser a nova saída para quem sofre de depressão.

Leia também: Aplicativo usado para curar insônia também ajuda na depressão

Essa é a promessa que cientistas britânicos planejam realizar no ano que vem, quando vão dar início a um estudo para investigar o ingrediente ativo dos cogumelos , conhecido como psilocibina, em pacientes com problemas de saúde mental que não responderam aos tratamentos já existentes para depressão – estima-se que um em cada três pacientes com a doença não responde bem as alternativas que já existem.

Se os testes, que estão sendo considerados como o maior feito sobre esse assunto até o momento, forem bem-sucedidos, a substância poderá ser aprovada para o tratamento da condição.

A iniciativa acontece em um cenário em que os elementos psicoativos como ecstasy e LSD estão sendo vistos com bons olhos para o tratamento de doenças difíceis de tratar, incluindo transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e dependência de álcool.

Leia também: Pesquisas apontam que praticar ioga pode ajudar a diminuir níveis de depressão

2018

Quem irá financiar a pesquisa para o próximo ano é a empresa start-up, com sede em Londres, Compass Pathways. A avaliação dos efeitos da psilocibina será feita com a participação de 400 pacientes com depressão que não respondem aos tratamentos tradicionais.

Os testes serão realizados em oito países europeus ao longo de três meses. A tecnologia digital será usada para determinar a resposta do paciente à substância. O design do estudo ainda está sujeito à aprovação regulamentar.

Seguro

Para George Goldsmith, um dos fundadores da Compass Pathways o uso da droga, que ficou muito conhecida há 50 anos, não é um retrocesso. “Não se trata de voltar para a década de 1960, mas sim levar adiante a ciência do século XXI com inovação digital e medicamentos que agora entendemos como funcionam", declarou ele ao Financial Times.

Os especialistas estão certos de que a psilocibina é segura devido ao uso recreativo generalizado dos cogumelos alucinógenos. Além disso, o resultado positivo do estudo pode levar à aprovação da substância.

Leia também: Pesquisa revela que tomar comprimidos de magnésio pode combater a depressão

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!