undefined
shutterstock

Sem poder rir, Angela sente fortes dores na cabeça e no pescoço; mesmo depois de duas cirurgias ela ainda não se sente bem

Você consegue ficar sem rir? Para muitas pessoas o ato involuntário é inevitável. Ainda mais quando a regra é evita-lo. É aí que a situação fica ainda mais tensa e o riso vem, mesmo sem querer. Porém, por conta de uma complicação neurológica uma mulher precisa segurar o impulso a todo custo ou então ela está correndo risco de vida.

Leia também: Homem em estado vegetativo volta à consciência após 15 anos

A escocesa Angela Chapman, 39 anos, precisa ficar isolada em uma cama durante seis horas por dia por conta de uma condição rara que está afetando seu cérebro. A mulher vive com dores na cabeça e no pescoço e o simples fato de rir faz com que ela sinta que seu crânio está sendo “arranhado com unhas”.

Ela foi diagnosticada com hipotensão intracraniana espontânea , que, de uma maneira resumida, representa um vazamento do líquido cefalorraquidiano (CSF), que circula no espaço intracraniano. A falta desse líquido no crânio, pode fazer com que o cérebro caia dentro do da caixa craniana.

A condição pode causar dores de cabeça dolorosas – como enxaquecas - náuseas, dor no pescoço, tonturas e desequilíbrio. Em casos mais graves, pode até causar demência e doença de Parkinson.

Angela, que tem três filhos - Jacó, dois anos, Joshua, 21 e Aaron, 13, - afirma que seu marido, Matthew, acredita que ela já esteja sofrendo de perda de memória a curto prazo. “Isso é aterrorizante”, declarou.

"A dor é tão terrível que eu tenho que me deitar por horas. Não posso sair muito e até mesmo rir causa uma dor insuportável. As pessoas pensam que eu sou mal humorada ou sem sentimentos enquanto tento não dar risada e evito assistir programas de TV engraçados, mas dar uma gargalhada me faz ficar em agonia”, disse ela.

Segundo a escocesa, a única medida que ajuda a aliviar os sintomas é ficar deitada. “Mas você não pode fazer muito da sua cama”, reclamou. "Eu só quero minha vida de volta".

Leia também: Mulher com barriga gigante pede ajuda nas redes sociais para saber o que tem

Primeiros sintomas

A dor de Angela começou uma semana após o parto de Jacob, que aconteceu no Victoria Hospital, em 20 de janeiro de 2015. Saudável e feliz, mamãe e bebê foram para casa no dia seguinte, mas uma semana depois, quando ela já estava se recuperando do parto, sentiu uma dor extrema na cabeça e no pescoço.

"Eu estava inclinado sobre Jacob,  quando senti como se houvesse pinos ou unhas que estavam sendo empurradas para dentro do meu crânio no meu cérebro", lembrou. "Eu sofri com enxaquecas no passado, mas eu sabia que isso era diferente", explicou ela.

Esperando que a dor desaparecesse, a ex-assistente de restauração tentou ignorar os sintomas. Mas não demorou muito e seu pescoço estava em tomado por dor e seus braços e pernas também estavam sendo afetados. O incômodo era tanto, que foi difícil cuidar do filho até que recebesse ajuda.

Ao correr para o hospital, seu médico prescreveu analgésicos e medicação para artrite que deveria servir para aliviar o desconforto em seus membros.

Ainda assim, a dor permaneceu e ela precisava ficar deitada por horas para conseguir suportar. Um mês depois, ela voltou ao médico da clínica geral que a enviou para uma ressonância magnética.

"No dia seguinte ao exame, o neurologista me telefonou e disse que encontraram uma massa no meu cérebro. Na hora eu só conseguia pensar que era um tumor", disse ela. Mas quando Angela viu o neurologista em maio de 2015, ele lhe deu o diagnóstico adequado, informando que ela tinha hipotensão intracraniana espontânea.

Leia também: Brinquedo de plástico inalado há 40 anos é confundido com câncer no pulmão

Perda de líquido

A causa mais comum de hipotensão intracraniana, ou baixa pressão do líquido cefalorraquidiano (LCR) no cérebro, é o vazamento de CSF. "O médico me disse ‘há um buraco em seu cérebro e o fluido que o rodeia está vazando’", contou ela.

Angela disse que o especialista explicou que era por isso que ela estava sofrendo com muitas dores, e disse que o caso era realmente raro. "Eu não fui oficialmente diagnosticado com um vazamento de LCR, mas a hipotensão intracraniana espontânea está intimamente relacionada a uma causa comum. Dei a luz de joelhos, na cama do hospital, com a cabeça empurrada para o travesseiro, então sempre me perguntei se essa posição é o que causou a minha condição.”

No entanto, não há nenhuma evidência que comprove que essa teoria e a causa exata do vazamento de Angela não é conhecida.

Sem melhora

Mãe de três filhos, a mulher agora permanece isolada e não pode rir; Família acredita que os primeiros sinais de demência já estão aparecendo
shutterstock
Mãe de três filhos, a mulher agora permanece isolada e não pode rir; Família acredita que os primeiros sinais de demência já estão aparecendo

De acordo com a CSF Leak Association, quando o fluido escapa através da membrana, geralmente impermeável, que cobre o cérebro e a medula espinhal, o crânio cede e o cérebro cai. Isso causa dor severa, o que é pior quando está parado.

Depois do diagnóstico, ela já foi submetida a duas cirurgias para ajudar com a os incômodos, onde um remendo de sangue epidural é usado para fechar o buraco em seu cérebro. O primeiro procedimento aconteceu em outubro de 2015 e o segundo em dezembro daquele mesmo ano.

As operações ajudaram por um tempo, mas depois de sofrer um acidente de carro no mês de junho de 2016, seus sintomas retornaram ainda mais fortes. "Dentro de um mês, eu estava começando a ter novas enxaquecas e dores de cabeça extremas também retornaram", disse ela.

Desde então, ela permanece ainda mais debilitada, sem poder rir ou sair de casa por muito tempo. Angela tem um dispositivo de pressão intracraniana (ICP) inserido em sua cabeça, para medir a pressão dentro de seu crânio, controlado pelo Hospital Geral Ocidental de Edimburgo.

Leia também: Nos EUA, 25% dos pacientes com câncer usam maconha como complemento terapêutico

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!