Escovar os dentes após cada refeição é a principal recomendação dos dentistas para manter a saúde bucal em ordem e, dessa forma, evitar o surgimento de cáries e a necessidade de passar por restaurações e obturações. Para isso, é preciso optar por um bom modelo de escova de dente. Mas, como fazer para decidir pela melhor opção entre tantos formatos e tamanhos disponíveis?

Leia também: Clareamento dental caseiro enfraquece os dentes e facilita a aparição de cárie

Escolher a escova ideal ajuda a realizar a limpeza de cada dente de forma correta
FreePik
Escolher a escova ideal ajuda a realizar a limpeza de cada dente de forma correta

Para ajudar a responder essa pergunta, Vanessa Alves, dentista do Seconci-SP, ensina que o primeiro ponto a ser visto em uma escova de dente é a rigidez das cerdas. Segundo ela, as com fios macios são as mais indicadas. “Essa opção desliza entre as cavidades e, com isso, remove os resíduos de alimentos e a placa bacteriana sem causar danos à gengiva e ao esmalte”, diz. 

Além desse detalhe, outro ponto que deve ser levado em consideração na hora da compra é o tamanho da cabeça do produto. A profissional explica que, durante a limpeza, todos os dentes precisam ser alcançados.  No entanto, é preciso considerar a dimensão da cavidade bucal de cada um. “Recomendo as escovas com cabeças arredondadas. Porém, caso a pessoa tenha limitação na abertura da boca, ou para quem ainda possui o dente do siso , as opções com ponta menor são bem-vindas”, afirma. 

No caso de quem faz uso de aparelho ortodôntico fixo, as melhores opções são as que apresentam formato em “V”. O benefício desse modelo é que também higieniza corretamente os fios e bráquetes. Em relação às próteses dentárias, o recomendável é investir em opções com cerdas mais rígidas e, assim, garantir uma higiene melhor.

E nas crianças?

Pais devem ensinar aos filhos como escovar os dentes corretamente
FreePik
Pais devem ensinar aos filhos como escovar os dentes corretamente


Nos pequenos, a escovação deve começar ainda antes dos primeiros dentes aparecerem. Para isso, a especialista sugere limpar a gengiva do bebê com uma gaze umedecida com água. Depois, conforme começam a surgir, deve-se utilizar uma escova extra macia para eliminar os resíduos dos alimentos consumidos e evitar o mau hálito.

No começo, os pais devem acompanhar o processo de perto. Dessa forma, além de ensinar como escovar adequadamente, eles também conseguem garantir que as crianças estejam fazendo a higienização de forma correta.

Saiba como escovar os dentes

Você, assim como milhões de pessoas, pratica a ação todos os dias – mas será que está fazendo isso de forma correta e eficaz? Veja o passo a passo em apenas três etapas:

Loading...

Loading...






Leia também: 14 alimentos que escurecem os dentes

Após terminar, algumas regiões podem não ter sido alcançadas pelas cerdas e, com isso, é necessário usar fio ou fita dental para completar o processo de higienização. Uma dica fornecida pela dentista é trocar a escova de dente a cada três meses ou, ainda, em um menor intervalo, quando as cerdas estiverem muito desgastadas.   

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!