vacina febre amarela
shutterstock
vacina febre amarela

Dez pessoas ainda estão sob investigação por suspeita de febre amarela na cidade de São Paulo. Os casos começaram a ser apurados desde o último dia 21 de outubro, quando três macacos foram encontrados mortos na zona norte da capital paulista com a presença do vírus confirmada.

Leia também: Governo de São Paulo recomenda vacinação contra febre amarela na capital

Antes, o número era de 14 pessoas com os sintomas característicos da febre amarela que incluem febre, dor no corpo e ,em alguns casos, diarreia. No entanto, do total de casos suspeitos, quatro já foram descartados. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Doenças Transmissíveis por Vetores e Outras Zoonoses, Vivian Ailt, apenas uma dessas pessoas em observação está internada e trata-se um paciente vindo da África, que já teria chegado ao país com os sintomas.

Em relação aos outros casos, estão sendo aguardados os resultados laboratoriais. O diagnóstico é feito por meio da coleta de sangue e o material é encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz. Para certificar a presença do vírus são realizados exames moleculares e sorologia. O prazo para análise é de dez dias.

Macacos

Mesmo com a confirmação do vírus da doença presente nos macacos mortos em parques de São Paulo - um no Horto Florestal e dois no Parque Anhaguera-, não houve nenhum caso de transmissão em toda a cidade neste ano, segundo Ailt.

Segundo a especialista as 12 notificações, registradas no começo deste ano, eram todas de pessoas que adquiriram o vírus fora da cidade - 11 em Minas Gerais e um em Monte Alegre do Sul, no interior paulista.

“Quem reside em áreas próximas do local de risco, na região da Cantareira [Serra onde existe ainda densa vegetação de remanescentes de Mata Atlântica] deve procurar os postos para tomar a vacina”, recomenda a médica. Ela explicou que, se alguma vez na vida a pessoa já recebeu a vacina, não precisa de um reforço, de acordo com convenção da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia também: Ministério da Saúde declara o fim do surto de febre amarela no Brasil

Vacinação ampliada

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a partir desta quarta-feira (8) estará ampliando, gradativamente, o número de Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde a população poderá se vacinar contra a doença.

Mais seis postos entraram na campanha, aumentando para 43 o total de endereços disponíveis na região: UBS Vila Barbosa, UBS Vila Terezinha, UBS Jardim Icaraí, UBS Jardim Ladeira Rosa, UBS Vila Penteado e UBS Parque Edu Chaves. A Secretaria informou que nos próximos dias, o atendimento deverá ser estendido para 56 unidades.

A maioria dos postos funciona em horário ampliado, das 7h às 19h, mas algumas UBSs já retornaram ao horário normal (das 7h às 17h ou das 7h às 18h). Até ontem (7), 720.338 pessoas tinham sido imunizadas contra a febre amarela.

Leia também: Saiba quais vacinas os idosos devem tomar pela rede pública

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!