Pesquisa da Universidade de Oxford afirma que o consumo de cerveja ideal é menos do que um copo por dia
shutterstock
Pesquisa da Universidade de Oxford afirma que o consumo de cerveja ideal é menos do que um copo por dia

Beber mais do que um copo de cerveja por dia pode prejudicar o tempo de resposta do indivíduo, aponta uma nova pesquisa feita pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. A análise ainda mostra que os efeitos negativos do álcool para a saúde pioram à medida que as pessoas envelhecem.

Leia também: Exagerou na bebida? Entenda por que ficamos de ressaca e saiba como se cuidar

O estudo que chamou a atenção dos amantes de cerveja foi publicado recentemente na revista acadêmica Journal of Public Health e sugere que consumir mais do que 10g de álcool todos os dias reduz significativamente a função cognitiva das pessoas, como a capacidade de perceber e responder a um simples estímulo.

Isso significa que o limite é um pouco menos do que um copo de cerveja ou chope de 330 ml, que contém de 10g a 12g de álcool puro, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A análise contesta a recomendação do Departamento de Saúde britânico, que considera o consumo de 16g de álcool diariamente, o que daria, aproximadamente, um copo e meio da bebida alcoólica, como o máximo para evitar os efeitos negativos à saúde.

"O álcool causa muito mais dano à saúde do que pensávamos", afirma o autor do estudo, Professor Simon Moore. "Se as pessoas querem um futuro feliz, elas precisam saber a verdade sobre o álcool antes de decidir quanto querem beber", afirmou ele ao jornal britânico The Sun.

Como a pesquisa foi realizada

Foram analisadas 13.342 pessoas entre 40 e 72 anos durante os anos de 2006 a 2010. A partir do acompanhamento, o consumo de álcool dos participantes do estudo foi registrado através de questionários e entrevistas.

Para avaliar as habilidades cognitivas dos participantes, foram apresentada duas cartas simultaneamente em uma tela de computador e cada um teve que responder rapidamente se elas tinham alguma relação entre si.

Leia também: Cerveja faz bem para atletas, diz médico da seleção italiana de futebol

Risco de câncer

Que a ingestão de bebidas alcoólicas em grande quantidade pode acarretar em sérios problemas para a saúde, já é de conhecimento geral. Mas, em agosto do ano passado, pesquisadores da principal instituição de pesquisa de câncer de intestino do Reino Unido, a Bowel Cancer UK, apontam que apenas dois copos de cerveja por dia já são suficientes para aumentar o risco de a pessoa desenvolver algum tipo de câncer intestinal em 20% .

Para quem bebe de um a quatro copos de bebidas alcoólicas por dia, por exemplo, a probabilidade de ter câncer colorretal aumenta em 21%. Além disso, também foi possível perceber que pessoas que se encaixam nesse perfil sofrem mais com câncer esofágico.

Já os bebedores oficiais, aqueles que tomam mais de quatro copos de bebida por dia, as chances de desenvolver câncer de estômago e pancreático também ficam maiores.

Segundo a OMS, esse tipo de câncer é o terceiro com mais incidência no mundo todo, sendo que mais de 1,4 milhões de casos são registrados anualmente. Segundo a diretora de pesquisa da Bowel Cancer UK, Lisa Wilde, a pesquisa destaca a "crescente evidência do efeito do álcool em nossa saúde digestiva. “Estima-se que aproximadamente  11 em cada 100 casos de câncer intestinal estão ligados ao álcool”, declarou Lisa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!