Cigarro é capaz de provocar danos às vias respiratórias no primeiro trago; ao longo do tempo os pulmões são prejudicados
shutterstock/Reprodução
Cigarro é capaz de provocar danos às vias respiratórias no primeiro trago; ao longo do tempo os pulmões são prejudicados

Apenas um trago. Essa é a quantidade suficiente de interação com o cigarro para que sua saúde já comece a sentir os malefícios da nicotina. Diferente do que muitas pessoas acreditam, o primeiro contato com a droga é capaz de provocar sintomas imediatos que ajudam a indução ao vício .

O hábito, que está relacionado a diversas doenças, como câncer, hipertensão e derrame cerebral, faz parte da rotina de um em cada dez adultos brasileiros. Apesar dos efeitos a longo prazo, o primeiro cigarro da vida de alguém também já pode provocar dificuldades para respirar, ansiedade e sentimento de nariz entupido.

Por ter como base a nicotina, uma das drogas que mais causa dependência física, não é preciso muita prática para que o consumo do cigarro passe a ser periódico – e os estragos fiquem cada vez mais intensos. Entenda como o corpo reage ao primeiro contato com o cigarro.

Leia também: Cigarro e anticoncepcional podem causar trombose? Tire essa e outras dúvidas

Respiração diferente

Fumar é basicamente a simulação de asma para aqueles que não herdaram a condição. Os sintomas primários da doença são os broncoespasmos, que ocorrem quando os músculos que alinham as vias aéreas de repente se apertam. Isso pode levar à falta de ar e a ataques de sibilos (chiados no peito), deixando fumantes e asmáticos ofegantes.

No caso dos narcóticos, à medida que o fumo viaja mais profundamente pelos pulmões, os estragos instantâneos não param de acontecer. A fumaça, ao ter o primeiro contato com toda a via aérea, queima a região, provocando uma reação inflamatória por conta de sua temperatura.

Com o tempo, a combustão proveniente dessa agressão térmica produz partículas de oxigênio, conhecidas como radicais livres, que podem oxidar as estruturas celulares e até mesmo destruir os pulmões .

Com isso, a produção de muco nos pulmões - que atua para capturar qualquer coisa que não pertença a ele, incluindo fumaça e outras toxinas – aumenta. O excesso desse fluido espesso pode tornar a respiração ainda mais difícil ao revestir e bloquear as pequenas vias aéreas dentro dos pulmões.

Normalmente, pequenos pelos em movimento dentro dos pulmões, chamados de cílios, limpam esse muco, mas o fumo paralisa esses filtros naturais quase que instantaneamente e para o resto do dia. É só de noite, enquanto o indivíduo dorme, que eles começam a se recuperar, voltando à vida e coletando muco.

É por isso que muitos fumantes de longa data ​​podem ter uma tosse profunda e úmida pelas manhãs, já que seus organismos tentaram limpar o muco e as toxinas durante a noite.

Coração trabalha com dificuldade

Assim que você traga, a fumaça começa a interferir com a forma como a gordura se acumula e fica dividida em seu corpo. Ao mesmo tempo, seu coração pode começar a bater mais forte e ter que trabalhar mais.

O colesterol ruim causa mais prejuízos aos corpos de fumantes, que também têm níveis mais baixos de colesterol bom. Isso porque a nicotina prejudica a capacidade do corpo para quebrar lipoproteínas de baixa densidade (LDLs) de forma adequada, então essas gorduras "ruins" derivam mais livremente na corrente sanguínea, onde podem juntar-se e causar a formação de placas nos vasos.

Estas placas se formam ao longo do tempo, congestionando o fluxo de sangue, mas os níveis de LDL começam a aumentar imediatamente quando você fuma.

Simultaneamente, o tabagismo também reduz os níveis de enzimas e proteínas que produzem boas lipoproteínas de alta densidade (HDL) inacessíveis ao corpo. O HDL ajuda a eliminar o colesterol ruim do sistema, de modo que níveis mais baixos aumentam o risco de acumulação prejudicial.

A nicotina também é um estimulante, aumentando instantaneamente a frequência cardíaca de qualquer pessoa que fuma, mastiga ou a obtém de qualquer outra forma em seu organismo. É importante destacar que um coração que bate mais rápido também pode se cansar mais rapidamente ao longo do tempo, e está ligado a um maior risco de morte súbita, mesmo em jovens.

Acidez prejudica o estômago

Sensação de queimação no estômago também pode ser provocada ou acentuada pelo consumo do cigarro
Getty Images
Sensação de queimação no estômago também pode ser provocada ou acentuada pelo consumo do cigarro

Fumar pode induzir o refluxo ácido quase que instantaneamente. A nicotina reduz o revestimento protetor do estômago enquanto aumenta a quantidade de ácido que o órgão produz.

O estômago precisa desses ácidos para quebrar alimentos em energia utilizável, mas é revestido com um revestimento base que é mais alcalino, que ajuda a neutralizar o ácido necessário.

No caso dos fumantes, seus estômagos ainda produzem essa base, mas a nicotina e a fumaça tornam-na menos alcalinas, reduzindo seus efeitos neutralizantes e levando ao refluxo ácido.

Isso faz com que esse ácido também se espalhe no esôfago, porque, quando você fuma, os músculos que controlam a abertura entre ele e o estômago também não funcionam, deixando a irritação passar até o órgão sem impedimentos.

Enquanto seu estômago está ocupado produzindo ácido, a capacidade de absorver micronutrientes como vitaminas C e E e ácido fólico fica menor. A escassez destes nutrientes pode rapidamente fazer com que a pessoa se senta fraca e deprimida.

Nariz inflamado

Os seios da face são revestidos com o mesmo tipo de pelos minúsculos que mantêm os pulmões livres de muco. A fumaça os afeta exatamente da mesma maneira. Assim que ela chegar ao nariz, os pelos se congelam, permitindo que o muco se construa nos seios, tornando o organismo vulnerável à infecção e à inflamação.

Além disso, é possível a pessoa passe a sentir dificuldade para respirar, fique com a sensação de nariz entupido e passe a fungar durante algumas horas.

Ansiedade

Muitos fumantes afirmam que fumar os acalma e relaxa. Mas pesquisas mostram que o hábito provoca exatamente o oposto para o cérebro logo quando o cigarro acaba.

A nicotina atinge o cérebro muito rapidamente e, momentaneamente acalma áreas que controlam as emoções, causando sensação de direção e habilidades para planejar. Mas essa sensação só dura alguns segundos.

Quando acaba, o cérebro fica com uma sensação de perda, que o faz sentir ansiedade. Conforme o indivíduo fuma, os receptores do cérebro de dopamina - neuroquímico responsável pela sensação de saciedade e recompensa por fazendo coisas que são boas para a sobrevivência, como comer e beber – acabam sendo destruídos.

Isso significa que, mesmo quando comportamentos que deveriam fazer a pessoa sentir bem são realizados, o cérebro de um fumante não consegue processar completar a reação química que dá o sentimento de felicidade, tornando as atividades que costumavam causar esse sentimento cada vez menos prazerosas.

Leia também: 'Não há alternativas saudáveis ao cigarro', afirma especialista

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!