Principalmente nos dias mais secos e frios, além das dores nas articulações, outro problema comum é capaz de perturbar e incomodar as pessoas: o nariz entupido. De acordo com o Dr. Cicero Matsuyama, otorrinolaringologista do hospital CEMA, diversas razões podem causar a congestão nasal. 

Leia também: Você está assoando seu nariz da maneira correta?

Sofre com o nariz entupido constantemente? Saiba como realizar corretamente a limpeza nasal com soro fisiológico
shutterstock
Sofre com o nariz entupido constantemente? Saiba como realizar corretamente a limpeza nasal com soro fisiológico

“As causas podem ser anatômicas (desvio de septo nasal, malformações da cavidade nasal) ou infecciosas e inflamatórias (hipertrofia de conchas nasais, hipertrofia de adenoide, pólipos nasais, quadros intensos de rinite alérgica e sinusite bacteriana e viárias etc)”, destaca o profissional.

Para reverter o problema, algumas soluções caseiras podem ser adotadas para descongestionar o nariz entupido e amenizar o desconforto causado no dia a dia. Segundo Matsuyama, uma das dicas é deixar o ambiente em que a pessoa irá permanecer sempre limpo e arejado. 

Leia também: Tirar meleca do nariz é uma ameaça à saúde e pode causar pneumonia

Você viu?

É importante também manter as roupas limpas e, quando utilizá-las após um período prolongado no armário, a recomendação é lavá-las e, se possível, expô-las ao sol. O otorrinolaringologista ainda explica que estudos recentes demonstram que a ingestão de pequenas quantidades de mel de abelha diariamente são muito benéficas para a fisiologia nasal.

Como usar soro fisiológico para desentupir o nariz?

Otorrinolaringologista explica como o soro fisiológico deve ser usado para desentupir o nariz de adultos e crianças
shutterstock
Otorrinolaringologista explica como o soro fisiológico deve ser usado para desentupir o nariz de adultos e crianças

Um método prático, por sua vez, é a lavagem diária das cavidades nasais com solução fisiológica, que deve estar em temperatura ambiente.  Matsuyama orienta que a seringa que vai ser utilizada não deve conter bico, pois pode provocar um trauma na pele que reveste a parte interna do nariz. O ideal é usar a de rosca, que não machuca.  

O soro fisiológico pode ser comprado em farmácias, mas também é possível fazê-lo de forma caseira. “Ele pode ser utilizado com a seguinte concentração: 1 litro de água filtrada, 1 colher de sopa de sal grosso e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio”, destaca o médico, que ensina como utilizar o produto. 

“No adulto: a cabeça com flexão para frente, com a ponta do nariz em direção ao ralo da pia. Em seguida, abrir a boca e injetar a quantidade preconizada nas narinas. Na criança, em posição sentada, com a face voltada para frente e em plano horizontal ao chão e sempre avisá-la sobre o procedimento”, indica Matsuyama. 

Leia também: Como é a cirurgia? Dói? Vale a pena? Tire todas as dúvidas sobre a rinoplastia

Para acabar com o nariz entupido , os adultos devem receber, no mínimo, 10ml em cada narina e, no caso das crianças, 5ml. O procedimento deve ser feito trê vez ao dia. “A limpeza nasal com solução fisiológica, além de promover a remoção de secreções, propicia uma melhor respiração e drenagem adequada das secreções. É recomendada para portadores ou não de doença respiratória”, finaliza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!