Runner's

Você já deve ter lido as notícias contraditórias sobre estudos relacionados ao café . Contudo, agora, mais uma pesquisa foi publicada e levantou dúvidas. Será que existe uma relação entre excesso de café e dor de cabeça?

O café, quando consumido sem moderação, pode potencializar quadros de enxaqueca e comprometer seu dia
shutterstock
O café, quando consumido sem moderação, pode potencializar quadros de enxaqueca e comprometer seu dia

Se você sofre de enxaquecas regulares, sabe como elas podem ser debilitantes e o quanto atrapalham o seu cronograma de treinos. Além disso, provavelmente já tem ideia de tudo que pode desencadear uma crise – geralmente acompanhada de náuseas, vômito e sensibilidade à luz.

Uma das causas mais comuns? Cafeína. O que é um problema, uma vez que corrida e café praticamente andam de mãos dadas.

Mas será que é verdade? Você deve mesmo evitar a substância se não quiser ter dor de cabeça? Ou você pode apostar em um xícara no seu pré-treino sem culpa? Pesquisadores resolveram investigar essa questão.

Leia também: Do café à pimenta, confira os alimentos que pioram a hemorroida

Excesso de café dá dor de cabeça?

Em um novo estudo, publicado no American Journal of Medicine, eles analisaram 98 pessoas que sofriam de enxaqueca crônica. O que significa que elas tiveram de dois a 15 dias de crises por mês durante pelo menos três meses antes do experimento. Cada participante respondeu a perguntas sobre seu histórico médico e a ingestão típica de cafeína . E selecionou uma lista de gatilhos de enxaqueca que eles acreditavam que eram comuns para eles. Como consumo de cafeína, falta de sono ou mudanças no clima.

Em seguida, todos atualizaram um diário por seis semanas. Lá, anotaram quantas doses de cafeína consumiam – nas xícaras de café, de chá, refrigerantes ou bebidas energéticas – quanta atividade física faziam e como eram seus níveis de estresse e horários de sono.

Você viu?

Os pesquisadores descobriram que aqueles que consumiram três ou mais porções de cafeína em um determinado dia eram 40% mais propensos a ter uma enxaqueca naquele dia ou no dia seguinte. No entanto, consumir de uma a duas porções de cafeína não surtia o mesmo efeito.

Por que excesso de café dá dor de cabeça?

Isso têm a ver com a ligação entre a cafeína e uma substância química nas células cerebrais chamada adenosina. Ela, além de fazer com que você se sinta sonolento, também desempenha um papel na diminuição da sensação de dor, segundo o estudo. A estrutura das moléculas de cafeína é semelhante aos receptores de adenosina que ficam no cérebro. Então elas são capazes de se ligar a eles, bloqueando os efeitos da adenosina.

“A cafeína pode ser benéfica e prejudicial”, disse Elizabeth Mostofsky, co-autora do estudo de Beth Israel Deaconess Medical Center’s Cardiovascular Epidemiology Research Unit, à Runner’s World US. Por exemplo, a pesquisa descobriu que muita cafeína levou a enxaquecas. Mas doses mais baixas da substância são usadas em alguns medicamentos para aliviar a dor de cabeça.

Conclusões

Se você quiser se ver livre das crises de enxaqueca, precisará dar uma moderada no consumo diário de café
shutterstock
Se você quiser se ver livre das crises de enxaqueca, precisará dar uma moderada no consumo diário de café

Embora os pesquisadores não tenham certeza de como a cafeína pode funcionar tanto como analgésico quanto como desencadeador, eles acreditam que fatores como dose, frequência e hábito contam.

“Para aqueles que normalmente bebiam menos de uma dose de cafeína por dia, duas ou mais porções eram prejudiciais”, explicou. Para aqueles que normalmente bebiam mais de uma dose de cafeína por dia, três ou mais porções eram prejudiciais. Café em excesso dá dor de cabeça sim, segundo o estudo. Por outro lado, a falta dele em quem já consome também pode provocar o incômodo.

“Além disso, a cafeína pode fazer você urinar mais. O que pode te deixar desidratado. A desidratação, por sua vez, também pode causar dores de cabeça ”, disse Mostofsky.

Leia também: Uso excessivo de analgésicos pode piorar a dor de cabeça, alerta especialista

Então, exagerar na cafeína, ou beber mais do que você está acostumado, pode causar crises de enxaqueca. Mas o mais importante? Tomar café em quantidade moderada – como uma ou duas xícaras de café por dia – não vai gerar nenhum transtorno nesse sentido.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!