Se você faz parte do grupo que tem pavor de dormir no escuro, é hora de enfrentar esse medo para conseguir descansar melhor durante à noite. Mesmo que deitar na cama na total escuridão seja um problema para muitas pessoas, vale destacar que esse hábito é fundamental e traz diversos benefícios à saúde.

Leia também: Sono: vilão ou aliado? Confira cinco dicas de como dormir melhor

Você costuma dormir no escuro ou com alguma luz artificial? Saiba por qual motivo é importante optar pela escuridão total
shutterstock
Você costuma dormir no escuro ou com alguma luz artificial? Saiba por qual motivo é importante optar pela escuridão total

Mas, afinal, por que é importante dormir no escuro ? Para responder essa pergunta, a reportagem do iG Saúde conversou com Shigueo Yonekura, neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba e especialista em sono pelo Hospital da Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com o profissional, o nosso corpo é programado para dormir quando escurece e acordar com a claridade. “A luz à noite pode alterar os ciclos biológicos e a produção de hormônios, como a melatonina e cortisol. No caso da melatonina, ela para de ser secretada e o sono fica superficial, fazendo com que a pessoa acorde facilmente”, explica.

Leia também: Além de engordar, dormir mal pode agravar outras doenças; veja quais

Uma das principais funções da melatonina é a indução ao sono, que atinge seu nível máximo quando estamos dormindo. “Ao escurecer, a substância passa a ser produzida na glândula pineal do cérebro. Esse processo auxilia o organismo em seu preparo para o sono. Ele reduz a pressão arterial, os níveis de glicose e a temperatura do corpo”, pontua o neurologista. 

Ele ainda ressalta que a iluminação artificial à noite também eleva os níveis de cortisol, o que perturba o sono e causa diversos problemas como resistência à insulina e ganho de peso. “As interrupções do sono provocadas pela claridade podem provocar cansaço, irritabilidade, dores no corpo, déficit de atenção, capacidade produtiva reduzida e mau humor”, aponta.

Pode usar abajur?

O abajur é um item que muitas pessoas utilizam para não precisar dormir no escuro. Mas, afinal, será que pode usá-lo?
shutterstock
O abajur é um item que muitas pessoas utilizam para não precisar dormir no escuro. Mas, afinal, será que pode usá-lo?

Segundo o neurologista, até mesmo o abajur deve ser evitado nos cômodos. Afinal, qualquer claridade, por menor que seja, é capaz de prejudicar o sono. “O ideal é um ambiente escuro e sem ruído para ter um descanso reparador, sem interrupções e acordar disposto no dia seguinte”, alerta.

Leia também: Problema de insônia? Conheça 12 erros que atrapalham o seu sono 

Além de dormir no escuro , outras atitudes ajudam a ter uma noite de sono melhor. Para isso, as dicas são tentar criar um ritual de relaxamento uma hora antes de deitar, ir para a cama e acordar sempre no mesmo horário e evitar comer substâncias que possuem cafeína antes de dormir, como, por exemplo, café, chá preto, chá verde, chocolate e refrigerantes. 

Para saber mais dicas de como dormir bem e os males causados pela falta de sono, navegue pelo infográfico abaixo:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!