Se você está reparando manchas na sua visão que lembram bolhas ou bastões, é melhor procurar um oftalmologista. Conhecidas como moscas volantes, essas manchas são um sintoma que indicam que há algo de errado em seus olhos, seja uma inflamação de algum tecido ou um potencial descolamento da retina.

Leia também: Conheça a síndrome do olho seco, doença que causa até perda de visão

As moscas volantes podem indicar tanto descolamento do vítreo como uveítes ou até mesmo problemas na retina
shutterstock
As moscas volantes podem indicar tanto descolamento do vítreo como uveítes ou até mesmo problemas na retina

Como lembra Lisia Aoki, oftalmologista do Hospital das Clínicas, o problema pode indicar, de modo geral, três lesões nos olhos: o descolamento do vítreo, causa mais comum das moscas volantes ; as uveítes posteriores; e o descolamento de retina.

O que fazer com moscas volantes por descolamento do vítreo ou da retina

Moscas volantes causadas por descolamento do vítreo não têm cura, mas devem ser avaliadas para evitar danos à retina
shutterstock
Moscas volantes causadas por descolamento do vítreo não têm cura, mas devem ser avaliadas para evitar danos à retina

O descolamento do vítreo, gel transparente que preenche o espaço do globo ocular logo atrás do cristalino (a “lente” do olho), costuma ocorrer com o passar dos anos ou devido ao hábito de esfregar os olhos com força, mas não são motivo para ficar extremamente alarmado.

Mesmo assim, é uma boa ideia consultar um especialista quando as manchas na visão  aparecerem. Afinal, como adverte Lisia, ao se descolar, o vítreo pode tracionar na retina, causando buracos nesta estrutura que podem, eventualmente, levar a um descolamento de retina.

Este problema, sim, é grave e deve ser tratado o mais rápido possível. Para o diagnóstico, segundo a oftalmologista, é preciso um exame de fundo de olho ou de mapeamento de retina.

A agilidade no atendimento é essencial porque o tratamento irá variar muito dependendo do momento em que for feito o diagnóstico. Além disso, se houver descolamento de retina, o paciente corre o risco de perder a visão completamente.

Fora esta exceção, quem apresentar moscas volantes por causa de um descolamento do vítreo só precisa se preocupar numa eventual perda de visão ou do campo de visão.

Você viu?

Lisia observa também que o descolamento do vítreo não tem tratamento e que o problema pode afetar pessoas de todas as idades, apesar de seu caráter crônico. Descolamentos agudos, isto é, que ocorrem repentinamente, tendem a melhorar com o tempo, segundo a oftalmologista.

Leia também: Mulher coloca olho biônico e volta a enxergar 13 anos após perder a visão

Outros casos de moscas volantes

As uveítes posteriores são outra possível causa para as moscas volantes e podem ser confundidas com a conjuntivite
shutterstock
As uveítes posteriores são outra possível causa para as moscas volantes e podem ser confundidas com a conjuntivite

Outro problema que pode estar por trás das suas manchas na visão são as uveítes. Lisia explica que tratam-se de doenças inflamatórias na coroide, um elemento da úvea posterior situado entre a esclera e a retina.

Por se tratar de uma inflamação, às vezes não basta apenas um exame oftalmológico para o diagnóstico. Afinal, ela apresenta sintomas semelhantes aos da conjuntivite - então é preciso fazer um procedimento que determine qual o problema do paciente.

O tratamento, por sua vez, varia de acordo com o tipo de inflamação apresentada para o paciente. O uso de colírios para aliviar o quadro é o método mais comum, mas também podem ser receitados antibióticos e até mesmo antivirais.

E, independentemente de qual seja o tratamento necessário no seu caso, é essencial que ele seja feito. Caso contrário, Lisia ressalta que a inflamação pode se espalhar para o vítreo, levando a outras complicações e, em casos mais graves, fazendo o paciente perder a visão.

Leia também: Olho de mulher estoura enquanto ela usava toalha; entenda o caso

Portanto, da próxima vez que detectar as moscas volantes atrapalhando a sua vida, procure a ajuda de um especialista. Afinal, mesmo que não sejam motivo de preocupação na maioria dos casos, elas são indicam que algum problema pode estar por vir.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!