No ano passado, o câncer causou a morte de 9,6 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). O câncer de pulmão aparece em primeiro lugar tanto no número de óbitos - 1,76 milhão - quanto na questão de incidência - 2,09 milhões. Apesar do tabagismo ser o principal fator de risco, outros fatores podem causar a doença. 

Leia também: Câncer de pulmão é o que mais mata no mundo; entenda a doença e como evitá-la

O principal fator de risco para o câncer de pulmão é o tabagismo, mas há outros fatores que podem desencadear a doença
shutterstock
O principal fator de risco para o câncer de pulmão é o tabagismo, mas há outros fatores que podem desencadear a doença

Segundo Elie Fiss, pneumologista e pesquisador sênior do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o cigarro é o principal responsável pelo  câncer de pulmão . “Cerca de 80 % dos casos estão relacionadas ao tabagismo”, detalha o profissional. Além desse ponto, é importante conhecer as outras razões. Veja:

Tabagismo passivo 

Você pode até não fumar, mas se passa muito tempo perto de fumantes e inalando a fumaça do cigarro, é como se estivesse com um em mãos. “Ainda que não haja quantificação exata de quanto de ingestão contribuiria para o aparecimento da doença, há comprovação e são inúmeros os relatos. Seria como fumar com uma carga menor de tabagismo ”, diz Fiss. 

Leia também: Tabagismo mata 200 mil brasileiros por ano; veja riscos e como parar de fumar

Exposição a agentes químicos (amianto e arsênico) 

O amianto, muito utilizado na fabricação de caixas d’água e telhas, foi banido em muitos países, inclusive no Brasil, em 2017. Além disso, os principais riscos de exposição a arsênico ocorrem em minerações de cobre e, em menor extensão, nas de zinco e de chumbo, fundição e refino de cobre, vinicultura e agricultura em geral (aplicação de pesticidas).  

Você viu?

“Também sabemos que o contato se dá ao trabalhar com revestimento de superfícies, fabricação e aplicação de pesticidas a base de arsênico, e fabricação de ácido acético. Trabalhadores destes setores devem fazer acompanhamento médico rigoroso”, afirma o pneumologista e pesquisador. 

Exposição a metais pesados, como níquel e cromo  

As principais atividades que envolvem cromo são: fabricação e utilização de pigmentos cromados, aço inox, baterias, posições na indústria gráfica, produção de refratários, fundição de zinco e soldagem de aço inox, fabricação de transistores, revestimento de superfícies (cromeação) e ações de pintura com tinta à base de cromo. 

Já em relação ao níquel, a exposição ocorre principalmente nas atividades em que o metal é empregado para produzir aço inoxidável, ligas de metais, fabricação de baterias e  revestimento de superfícies metálicas. 

É importante destacar que essa a exposição a amianto, níquel e cromo são relacionados com a profissão e trazem prejuízos à saúde. “Essas substâncias, quando inaladas por um período prolongada, modifica o DNA e, consequentemente, o comportamento das células, levando a possíveis casos de câncer de pulmão”, pontua o profissional. 

Leia também: De cigarro a narguilé: veja o que os vários tipos de tabagismo fazem com você

Fatores genéticos hereditários ou adquiridos (por exposição a agentes externos) 

Transformações em determinados genes são consideradas importantes no desenvolvimento do câncer de pulmão . "Alterações genéticas podem levar ao crescimento e disseminação de alguns tipos cânceres pulmonares. Nem todos compartilham as mesmas alterações. Por isso, existem, sem dúvida, mudanças em outros genes que ainda não foram descobertas", finaliza Fiss.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!