TÓQUIO - Exames laboratoriais confirmaram 44 novos casos de contaminação com COVID-19 entre pessoas em quarentena a bordo de um cruzeiro de luxo na costa do Japão, anunciou nesta quinta-feira o ministro da Saúde japonês, Katsunobu Kato.

Leia mais: Brasileiros repatriados não tem coronavírus. 8 casos são investigados no país

Novos casos de coronavírus foram notificados em cruzeiro
Shutterstock
Novos casos de coronavírus foram notificados em cruzeiro

Kato informou que foram realizados 221 novos exames de laboratório entre os passageiros do Diamond Princess, sendo que 44 foram diagnosticados com o coronavírus , elevando a 218 o número de casos de contaminação nessa embarcação que está ancorada perto de Tóquio.

Dos 44 casos novos, 43 são passageiros e um é membro da tripulação do navio.

O Diamond Princess está em quarentena desde que chegou à costa japonesa na segunda-feira da semana passada, após o vírus ser detectado em um passageiro que desceu do navio no mês passado em Hong Kong.

Quando o barco chegou ao Japão, as autoridades examinaram inicialmente cerca de 300 das 3.711 pessoas a bordo, levando em seguida para hospitais da região aquelas portadoras do vírus.

Nos últimos dias, os exames passaram a ser realizados naqueles com novos sintomas ou que tiveram contato próximo com outros passageiros ou tripulantes infectados.

Os que permanecem no navio foram orientados a permanecer dentro de suas cabines, com permissão apenas para circular brevemente nas áreas abertas, utilizando máscaras de proteção e mantendo distância de outras pessoas.

Além disso, passageiros e tripulantes receberam termômetros para monitorar a temperatura do corpo. A previsão é que a embarcação siga em quarentena até o dia 19 de fevereiro, 14 dias após o início do período de isolamento.

Fim de drama em outra embarcação

Se os passageiros do Diamons Princess ainda vivem em incerteza, teve um final feliz o drama de outro navio de cruzeiro. Após ser rejeitado por cinco países, o MS Westerdam, que havia partido de Hong Kong, aportou nesa quinta-feira em Sihanoukville, no Camboja. A bordo havia 1.455 passageiros e 802 tripulantes, nenhum deles apresentando sinais da doença .

Autoridades cambojanas estiveram no navio antes que ele atracasse para confirmar o estado de saúde das pessoas, e o desembarque deve ser feito até sexta-feira. A empresa responsável pela embarcação já está providenciando o transporte dos passageiros e tripulantes para seus países de origem.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!