O Brasil vive a expectativa da chegada do novo coronavírus no país. Na terça-feira (25), um  homem de 61 anos passou por um teste que deu positivo para o novo vírus. Ele ainda teria uma contraprova que, segundo o jornal "A Folha de S. Paulo", confirmou o resultado.

Teste e contraprova de brasileiro atestam que ele está infectado pelo coronavírus, segundo fonte de jornal
shutterstock
Teste e contraprova de brasileiro atestam que ele está infectado pelo coronavírus, segundo fonte de jornal


O homem, que esteve no norte da Itália, apresentava sinais de infecção pelo novo vírus e foi atendido e testado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Diante do primeiro resultado positivo para coronavírus , foi feita uma nova avaliação, a contraprova, no Instituto Adolfo Lutz. Tal resultado ainda não foi divulgado oficialmente, mas, de acordo com fontes do jornal, ele ficou pronto na noite de terça-feira e deu positivo. 

O Ministério da Saúde marcou uma entrevista coletiva para esta quarta-feira, às 11h30 e, ainda segundo o jornal, deve confirmar os resultados. Com isso, o Brasil se torna o primeiro país da América Latina com um caso confirmado para o Covid-19, a nova cepa do vírus

Mais sobre o brasileiro infectado pelo coronavírus

O homem esteve no norte da Itália , um dos centros da doença em solo europeu, entre os dias 9 e 21 de fevereiro, sozinho e à trabalho. De acordo com os médicos, ele chegou ao Brasil apresentando sinais claros da doença originada na China. Ele foi atendido no hospital da capital paulista na segunda-feira (24), e a vigilância epidemiológica do Estado foi notificada na terça. 

Em nota, o Ministério da Saúde, ainda na terça-feira, afirmou que o senhor passa bem e que os sinais da doença - tosse seca, dor na garganta e coriza - são brancos. 

Você viu?

Leia também: Surto de coronavírus não começou no mercado de Wuhan, diz estudo

Ele foi orientado com as precauções necessárias. A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo já está em contato com domicílio, hospital e a companhia aérea, com apoio da Anvisa, para buscar outros eventuais casos de contaminação pelo coronavírus. 

Coronavírus pelo mundo

A nova cepa do vírus segue espalhando e fazendo vítimas pelo mundo. Também nesta quarta, a França confirmou a primeira morte pela doença . A vítima é um homem de 60 anos que estava internado em Paris e morreu durante a madrugada. 

O país ainda tem mais dois casos registrados em andamento de infecção pelo novo coronavírus. Essas pessoas apresentaram sintomas depois de voltarem de viagem para China e Itália, região mais afetada da Europa. 

Ainda na Europa, Espanha, Suíça, Croácia e Áustria também já em casos da doença. China segue como o epicentro da doença. Até esta manhã, números indicavam mais de 80 mil pessoas infectadas e 2.708 mortes em decorrência da doença provocada pelo novo coronavírus


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!