Agência Brasil

Rio de Janeiro tem 85% de ocupação nos leitos de UTI.
Rogerio Santana/Governo do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro tem 85% de ocupação nos leitos de UTI.


A taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) por pacientes com covid-19 na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no município do Rio de Janeiro é, neste momento, de 85%. Nos leitos de enfermaria para pacientes com suspeita de Covid-19, a taxa de ocupação é menor e está hoje (14) em 41%, informa a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“[É] importante ressaltar que a taxa de ocupação reflete o cenário dos leitos no momento da consulta ao sistema, podendo ter outro número diferente minutos depois”, destaca a SMS.

Leia também: 

Em toda a rede SUS na cidade do Rio , há 1.463 pacientes internados com suspeita de Covid-19 , sendo 618 em UTI. A rede inclui unidades municipais, estaduais e federais. Nas unidades da rede municipal, há 606 pacientes internados, dos quais 225 estão em UTIs.Leitos

Segundo a secretaria, desde o início da pandemia, foram abertos 1.252 leitos exclusivos para o tratamento da doença, sendo 248 de UTI. A SMS ressalta que a taxa de ocupação varia conforme o número de altas e óbitos. “Nos leitos para Covid-19 ocupados, há rotatividade de vagas por causa de altas e óbitos, além de transferências para leitos de UTI que dão retaguarda às enfermarias de covid e são usados quando o estado do paciente se agrava.”

De acordo com a SMS, em toda a rede SUS da região metropolitana 1, que além da capital, inclui os municípios da Baixada Fluminense, 23 pessoas estão em processo de transferência para leitos de covid-19, sendo 12 para UTI. “Não há fila, pois o número de leitos é superior à demanda por vagas na rede SUS”, diz a SMS e acrescenta que todas essas pessoas já estão internadas em unidades de saúde.

Praia e shopping

As praias continuam como um teste para a flexibilização do isolamento adotada pela prefeitura do Rio e pelo governo do estado. Ontem (13), contrariando as determinações de permissão apenas para exercícios individuais nos calçadões e esportes no mar como o surf , o que se viu foram vários pontos de aglomeração de frequentadores nas areias, o que levou policiais militares a entrar em praias como a do Leblon para pedir a saída dos banhistas.

A Guarda Municipal também reforçou o patrulhamento na orla da zona sul para orientar a população e fiscalizar o cumprimento das regras de ouro da prefeitura, como o distanciamento entre as pessoas, o uso de máscaras e a higienização com álcool em gel, para evitar a disseminação do novo coronavírus. Segundo a prefeitura, 21 guardas municipais e nove carros com mensagens sonoras estão em ação nas praias do Leme, de Copacabana e Ipanema e do Leblon.

Os agentes verificam ainda se estão sendo observadas as normas do código de posturas municipais que entre outros pontos não permite a presença de ambulantes e barracas de vendedores de comida e bebidas nas areias.

Os agentes verificam também se está sendo respeitado o Código de Posturas Municipais , que proíbe a presença de ambulantes e barracas de vendedores de comida e bebida na areia.

Com a virada do tempo, que hoje está mais frio e nublado, com possibilidade de chuva, o movimento nas praias pode ser um pouco menor que o de sábado, mas pode aumentar a procura dos shopping centers , que também têm sido problema para a prevenção da contaminação pelo novo coronavírus.

De olho

Com funcionamento permitido das 12h às 20h desde a véspera do Dia do Namorados, os shopping centers também precisam seguir as regras de ouro, que dificilmente têm sido seguidas na entrada. Clientes chegam a se aglomerar nas portas aguardando o abertura. A capacidade autorizada de frequentadores é de um terço da demanda normal, o que também vale para os estacionamentos, mas o que se nota em alguns desses locais é muita gente junta.

O grande movimento levou a Subsecretaria de Vigilância Sanitária da SMS a inspecionar os shopping centers da cidade. Em 19 fiscalizações, foram registradas ontem 12 infrações.

Operação Vigilância no Shopping verifica se há irregularidades como pontos de aglomeração nos estabelecimentos comerciais, uma das principais medidas restritivas para a abertura segura e gradual das atividades econômicas. Desde quinta-feira (11), foram feitas 69 inspeções, que resultaram em 50 multas e seis lojas interditadas.

A operação conta com seis equipes formadas por funcionários da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Ordem Pública, da Guarda Municipal e da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!