covid-19
Foto: Bruno Concha/Fotos Públicas
Testes rápidos para a Covid-19 não são indicados para observação individual

O coordenador de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Paulo Menezes, destacou que os testes sorológicos para identificar a Covid-19 não são indicados, podendo gerar resultados falsos positivos ou negativos.

"Os testes rápidos tem uma probabilidade de erro maior, em torno de 5%, então para um indivíduo isso pode gerar uma impressão equivocada de segurança", explicou o coordenador. Ainda segundo Menezes, "esses testes são importantes para a investigação de uma população, mas não para observar o comportamento da doença em um indivíduo".

Sobre o mesmo assunto, o médico João Gabbardo, do comitê de contingência do novo coronavírus em São Paulo, acrescentou que "o teste mais indicado para análise individual é o PCR", referindo-se ao modelo que observa o conteúdo molecular para identificar a presençao do vírus.

Os testes sorológicos também foram desaconselhados pela microbiologista Natalia Pasternak , que reforçou, em entrevista ao Roda Viva na noite de segunda-feira (29), que a testagem deve ser evitada pela população.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!