Um problema na comunicação de dados entre o Ministério da Saúde e a secretaria estadual de saúde de São Paulo, ocorrido na madrugada desta terça-feira, causou um atraso no boletim de mortes e casos confirmados da Covid-19 no estado. De acordo com o coordenador do centro de contingência da doença, Paulo Menezes, o problema foi causado por uma trava de segurança que impediu a coleta automatizada.
"Os dados apresentados diariamente são obtidos a partir da extração das informações dos bancos do Ministério da Saúde de forma automatizada. De ontem para hoje, nós fomos pegos de surpresa com um mecanismo que impede robôs e não foi possível até de manhã fazer a extração dos dados para apresentar o nosso boletim", informou Paulo Menezes.
"A questão do atraso ocorre porque a secretaria de saúde capta essas informações do Ministério da Saúde, e, por alguma razão, esse sistema está inoperante. É possível que hoje à tarde isso possa estar já regularizado", reiterou o secretário executivo do centro, João Gabbardo.
Esta não é a primeira vez que um problema dessa natureza ocorre. Em junho
, uma queda no sistema de notificações
do Ministério da Saúde causou um acúmulo no números. Algumas semanas mais tarde
, uma mudança no horário das divulgações proporcionou o mesmo problema.