Boletim epidemiológico 2020
Reprodução/Youtube/TV BrasilGov
Boletim epidemiológico 2020



Nesta terça-feira (28), Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais , o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da secretaria de Vigilância em Saúde para publicar o  boletim epidemiológico deste ano. O documento do Ministério da Saúde, além de apresentar o cenário epidemiológico das hepatites virais , ainda tem como objetivo propor ações e orientar sobre a doença no Brasil.

Na última década foram foram notificados 673.389 casos de hepatites virais diversas no Brasil, a do tipo C é a forma mais comum e corresponde a 37,6% de todos os casos, com grande concentração na Região Sudeste.

No mesmo período, o único grupo que apresentou aumento nas taxas de detecção de hepatite tipo B encontra-se na faixa dos 60 anos. Em coletiva de imprensa, Arnaldo Correia de Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, informou que Departamento acredita que esses dados devem-se ao programa de vacinação , que hoje inicia-se muito mais cedo na vida do cidadão.

O Brasil é signatário do Plano Estratégico Global das Hepatites Virais para eliminação até 2030, por isso, as ações de combate a doença fazem parte da lista de prioridades do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

“Essa meta será alcançada com o esforço contínuo dos nossos profissionais da atenção básica e da atenção especializada, com a nossa cobertura vacinal, com a nossa disponibilização dos tratamentos adequados”, declarou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Veja o lançamento do boletim:


ESTRATÉGIA DE ELIMINAÇÃO DAS HEPATITES

A iniciativa "Estratégia Global para Eliminação das Hepatites Virais como Problema de Saúde Pública", criada pela OMS, conta com 194 países membros que se comprometeram a reduzir em 90% as novas infecções por hepatite e em 65% as mortes entre 2016 e 2030.

HEPATITE

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as hepatites virais causam cerca de 1,7 milhão de mortes no mundo a cada ano, sendo o 2º maior grupo de doenças infecciosas letais do mundo. O vírus é caracterizado por atingir o fígado, gerando inflamações.

Existem cinco tipos de infecções por hepatites virais: A, B, C, D e E. Mais de 95% das mortes são causadas pelas infecções crônicas por hepatite B e C, enquanto as hepatites A e E raramente causam doenças fatais. A hepatite D é uma infecção adicional que ocorre em pessoas que vivem com hepatite B.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!