vacina
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Especialista afirma que pode não haver vacina contra Covid-19 para obesos


A eficácia da vacina contra a Covid-19 , quando existir, talvez não funcione em pessoas obesas . É o que explicou o professor associado de nutrição da Universidade da Carolina do Norte-Chapel Hill, Raz Shaikh, a CNN dos Estados Unidos.



Isso acontece porque a especialistas observaram que é mais difícil conseguir criar imunidade em organismos de pessoas com obesidade . Pessoas obesas têm mais riscos metabólicos no momento de estimular que o sistema imunológico “trate” de uma infecção ao acionar os glóbulos brancos no corpo.

Esses glóbulos são capazes de enviar proteínas para o combate à infecção ou doença, o que é um dos fatores determinantes para que a vacina seja capaz de agir da maneira esperada.

Esse processo em pessoas obesas que têm comorbidades como pressão alta e diabetes pode causar inflamação leve crônica, capaz de perdurar por bastante tempo.

Há comprovações de que vacinas para outras doenças, como tétano, hepatite B e até mesmo a Influenza comum geram menos resposta de imunidade de pessoas com obesidade.

"Teremos uma vacina para a Covid-19 no próximo ano adaptada para obesos? De jeito nenhum. "A vacina vai funcionar em obesos? Nossa previsão é que não", afirmou Shaikh ao canal norte-americano.

Nos momentos iniciais da pandemia, autoridades alertaram que a população obesa está dentro do grupo de risco da Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!