bafômetro
bruno figueiredo - 31.10.2008
Bafômetro pode vir a ajudar no diagnóstico da Covid-19

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Ohio e Northeastern, nos Estados Unidos, estudam agora um teste que poderá se tornar o padrão para diagnóstico rápido da Covid-19: o uso de bafômetros para detectar a presença do vírus em partículas de saliva.

As informações, que foram publicadas pela revista Wired, afirmam que o bafômetro oferece vantagens tanto por não necessitar de uma análise laboratorial - o que deixaria o resultado muito mais rápido - quanto por ser uma alternativa menos invasiva do que o RT-PCR, teste mais confiável no momento, que utiliza um swab para coletar secreções do nariz ou garganta.

De acordo com a professora de engenharia da Universidade de Ohio, em entrevista à Wired, um mecanismo parecido, também utilizando bafômetros, já foi estudado em 2017 como forma de detectar a gripe. Agora, o objetivo é afinar o recurso do aparelo que detecta compostos orgânicos da respiração, funcionando como biomarcadores da Covid-19.

O projeto foi exposto em entrevista, mas ainda não foi publcado, o que significa que a maioria dos detalhes sobre o funcionamento do teste ainda estão em fase de estudos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!