dentes
Reprodução
Profissionais de saúde alertam para novo desafio do TikTok


Apesar de muitas vezes inofensivas, os desafios e tutoriais do TikTok - rede social extremamente popular entre crianças e adolescentes - possuem a perigosa característica da rápida adesão.

Desta vez, muitos adolescentes estão ensinando seus seguidores a alcançar o “sorriso perfeito” utilizando apenas uma lixa de unha. O que parece ser um truque eficaz e barato, porém, oferece riscos à saúde bucal dos jovens. 

De acordo com o odontologista e diretor clínico da OrthoDontic, Edmilson Pelarigo, o maior problema do ato de lixar os dentes é desgastar o esmalte e deixar eles muito sensíveis.

“Em algum caso pode ser necessário fazer canal para tirar essa sensibilidade, deixando o dente mais enfraquecido. Outro aspecto é prejudicar a mordida fazendo com que a mastigação seja prejudicada". O profissional reforça, ainda, que nenhum procedimento deve ser feito sem uma avaliação profissional. 

“É importante que exista uma análise para planejamento do caso. Se um dente for maior que o outro, por exemplo, um pouco de resina pode resolver o incômodo estético sem causar qualquer desgaste ao esmalte do dente”, explica. “Outras opções são facetas de resina e lentes de contato, cuja necessidade deve ser avaliada por cada profissional”. 

Pelarigo comenta que modas como essa não são raras, destacando que os pais devem estar sempre atentos à relação dos filhos com saúde e estética. “Há cerca de dez anos, houve a moda dos pierciengs no dente. Hoje, outro procedimento que é feito com certa exagero, com ajuda dos profissionais, são as bichectomias, que assumiram um padrão estético”, pontua. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!