2,8 milhões de pessoas nos Estados Unidos já foram vacinadas contra a Covid-19
Reprodução: BBC News Brasil
2,8 milhões de pessoas nos Estados Unidos já foram vacinadas contra a Covid-19





Os Estados Unidos , que pretendiam vacinar 20 milhões de pessoas contra o novo coronavírus até o dia 31 de dezembro, conseguiu pouco mais de 10% desse número. 2,8 milhões de americanos estão imunizados. E os desafios para aumentar essa estatística são muitos.

Na Flórida, menos de um quarto das vacinas contra a Covid-19 distribuídas foram usadas, mesmo com os idosos sentados em cadeiras de gramado a noite toda esperando por suas vacinas .

Em Porto Rico, remessas de vacinas só chegaram quando funcionários que as teriam administrado já tinham saído para o feriado de Natal. Na Califórnia , os médicos estão preocupados se haverá funcionários do hospital em número suficiente para administrar vacinas e cuidar do número crescente de pacientes com Covid-19.

Esses tipos de problemas logísticos em clínicas em todo o país atrasaram a campanha de vacinação dos Estados Unidos , um país de dimensões continentais como o Brasil e com desafios semelhantes de logística.

O resultado é um aumento do temor sobre a rapidez com que o país conseguirá controlar a epidemia.

Autoridades federais disseram recentemente neste mês que a meta era ter 20 milhões de pessoas tendo sua primeira dose até o final de 2020. Mais de 14 milhões de doses das vacinas Pfizer e Moderna foram enviadas pelos Estados Unidos, segundo autoridades federais.

Mas, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, apenas 2,8 milhões de pessoas receberam seu primeiro imunizante, embora esse número possa ser um pouco baixo devido aos atrasos nos relatórios. Para agravar os desafios, o governo federal diz que não entende totalmente a causa dos atrasos.

As autoridades estaduais de saúde e líderes hospitalares em todo o país apontaram vários fatores. Os estados retiveram as doses para serem distribuídas em seus asilos e outras instituições de casas de repouso, num esforço que deve levar vários meses.

Hospitais sobrecarregados

Em todo o país, apenas 8% das doses distribuídas para uso nessas instalações foram administradas, com 2 milhões ainda a serem aplicadas.

A temporada de férias fez com que as pessoas não trabalhassem e as clínicas reduzissem o horário, diminuindo o ritmo de administração da vacina. Na Flórida , por exemplo, a demanda por vacinas caiu durante o feriado de Natal.

E, criticamente, dizem os especialistas em saúde pública, as autoridades federais deixaram muitos dos detalhes do estágio final do processo de distribuição da vacina, como programação e pessoal, para funcionários de saúde e hospitais locais sobrecarregados.

Em um erro notável, 42 pessoas no Condado de Boone, na Virgínia Ocidental, que estavam programadas para receber a vacina contra o coronavírus na quarta-feira (30), foram injetadas por engano com um tratamento experimental de anticorpos monoclonais.

A Guarda Nacional da Virgínia Ocidental, que está liderando o esforço de distribuição de vacinas do estado, chamou o erro de "uma falha no processo". Nenhum dos receptores desenvolveu quaisquer efeitos adversos até agora.

Autoridades federais e estaduais negaram que sejam culpadas pela lenta implementação das vacinas. Funcionários por trás da Operação Warp Speed, o esforço federal para acelerar as imunizações, disseram que seu trabalho era garantir que as vacinas fossem disponibilizadas e despachadas para os estados.

O presidente Trump disse em um tweet na terça-feira (29) que "cabia aos estados distribuir as vacinas uma vez levadas às áreas designadas pelo governo federal".

Hesitação em tomar vacina

Esses problemas são especialmente preocupantes agora que uma nova variante mais contagiosa, detectada pela primeira vez na Grã-Bretanha e em muitos hospitais de lá, chegou aos Estados Unidos.

Autoridades de dois estados, Colorado e Califórnia, disseram ter descoberto casos da nova variante, e nenhum dos pacientes viajou recentemente, sugerindo que a variante já está se espalhando nas comunidades americanas.

A hesitação entre as pessoas receberem a vacina também pode estar retardando o lançamento. O governador Mike DeWine, de Ohio, disse em uma entrevista coletiva na quarta-feira (30) que cerca de 60% dos funcionários de um asilo a quem foi oferecida a vacina no estado a recusou.

Na Flórida, alguns funcionários de hospitais também recusaram a vacina, e essas doses agora são designadas para outros grupos vulneráveis, como profissionais de saúde na comunidade e idosos, mas a implantação ainda não começou, disse Justin Sênior, executivo-chefe da Segurança Net Hospital Alliance of Florida, um consórcio de hospitais.

Em uma coletiva de imprensa na quarta-feira, funcionários da Operação Warp Speed ​​disseram esperar que o ritmo do processo acelere significativamente assim que as farmácias começarem a oferecer vacinas em suas lojas.

O governo federal fez acordos com várias redes de farmácias para administrar imunizantes assim que estiverem mais amplamente disponíveis. Até agora, 40 mil unidades de farmácia se inscreveram nesse programa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!