Japão decreta estado de emergência em Tóquio por causa da Covid-19
Redação - BBC News Mundo
Japão decreta estado de emergência em Tóquio por causa da Covid-19

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, declarou, nesta quinta-feira (7), estado de emergência em Tóquio e mais três prefeituras vizinhas para combater o aumento das infecções causadas pela Covid-19. A medida entra em vigor já nesta sexta-feira (8) e vai durar até 7 de fevereiro.

Com a medida, haverá restrições ao horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais e a recomendação para que os cidadãos fiquem em casa, entre outras medidas de restrição.

Suga afirmou que a emergência foi declarada pois "teme-se que a rápida disseminação do novo coronavírus por todo o país terá um impacto significativo na vida de seus habitantes e na economia".

Na segunda-feira (2), o governo já havia restringido o horário dos restaurantes e pedido aos moradores que evitassem passeios não essenciais após as 20h.

O Japão registra até o momento mais de 266 mil casos confirmados e 3,6 mil mortes, segundo a Universidade Johns Hopkins. O país registrou 61 mortes e um recorde diário de 5.950 infectados na quarta-feira (6).

Jogos Olímpicos

A decisão de restringir a região metropolitana de Tóquio vem a menos de 200 dias dos Jogos Olímpicos que vão acontecer na região. Após o anúncio, o governo metropolitano de Tóquio divulgou que as próximas exibições da tocha olímpica na capital japonesa foram adiadas "para reduzir o fluxo de pessoas e a disseminação da Covid-19".

A tocha estava em exibição em alguns municípios no final de 2020, e as exibições deveriam recomeçar hoje, mas o governo optou por adiar todas as exibições até o fim do mês.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!