Rússia anuncia produção de 2ª vacina contra Covid-19 no país
Divulgação/Sputnik Vaccine
Rússia anuncia produção de 2ª vacina contra Covid-19 no país

A Rússia vai começar a produzir em fevereiro deste ano a sua segunda vacina contra a Covid-19, a EpiVacCorona, anunciou, nesta terça-feira (26), o primeiro-ministro do país, Mikhail Mishustin.

O governo russo diz que vai gastar 2 bilhões de rublos (cerca de R$ 140 milhões) com a produção do novo imunizante, que teve seu registro autorizado em outubro no país, antes da terceira fase de testes.

A vacina foi desenvolvida pelo laboratório Vektor. A Rússia é o quarto país com mais casos de Covid-19 no mundo (3,7 milhões), atrás apenas de EUA (25 milhões), Índia (10,6 milhões) e Brasil (8,8 milhões).

O centro de pesquisa Vektor é localizado na região de Novosibirsk e conduziu pesquisas secretas sobre armas biológicas durante o período soviético e armazenava amostras de diversos vírus mortais, como a varíola e o ebola.

EpiVacCorona x Sputnik V 

A Rússia autorizou o uso emergencial da Sputnik V, sua primeira vacina contra a Covid-19, em agosto do ano passado.

A tecnologia da Sputnik V é baseada em um processo de manufatura de vetor viral, em que um vírus modificado é usado para introduzir parte do material genético do coronavírus no organismo e induzir a produção de anticorpos.

Já a EpiVacCorona é baseada em peptídeos (pedaços de proteínas do novo coronavírus) produzidos de forma sintética. A intenção é que o corpo seja capaz de reconhecer o vírus e construir uma defesa a partir desses pedaços de proteínas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!