Covaxin mostrou 78% de eficácia contra a Covid-19, dizem os fabricantes
Divulgação/Bharat Biotech
Covaxin mostrou 78% de eficácia contra a Covid-19, dizem os fabricantes

A vacina Covaxin contra a Covid-19, desenvolvida na Índia pela farmacêutica Bharat Biotech, demonstrou eficácia de 78% contra o coronavírus. Este foi o resultado de uma segunda análise de ensaios clínicos feitos no país, afirmaram seus fabricantes. O Ministério da Saúde do Brasil assinou um contrato de compra de 20 milhões de doses da Covaxin, no entanto, o imunizante ainda não recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"Estou muito satisfeito em afirmar que a Covaxin ... mostrou a eficácia de 78% na segunda análise provisória", disse Balram Bhargava, chefe do Conselho Indiano de Pesquisa Médica estatal que criou a vacina com a Bharat Biotech .

A primeira análise lançada em março mostrou uma taxa de eficácia de 81%.

Você viu?

Os estudos da fase 3 foram feitos com 25.800 voluntários com idades entre 18 e 98 anos, dos quais 10% tinham mais de 60 anos. As análises foram realizadas 14 dias após a aplicação da segunda dose.

Covaxin e Anvisa

No final de março, a Anvisa rejeitou por unanimidade o pedido de importação e distribuição da vacina contra a Covid-19 Covaxin, fabricada pelo laboratório indiano Bharat Biotech. O pedido havia sido feito pelo Ministério da Saúde. Entre os motivos apontados para a rejeição estão falta de documentos e problemas técnicos na vacina como a possibilidade de ela causar outras infecções.

A Covaxin não passou por testes clínicos no Brasil. A importação do imunizante é uma das apostas do governo para suprir o Plano Nacional de Imunização (PNI) para a Covid-19. O governo chegou a incluir lotes da vacina no cronograma previsto de vacinação mesmo sem a autorização necessária da Anvisa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!