Reino Unido
Reprodução: iG Minas Gerais
Reino Unido

Durou pouco o alívio no Reino Unido com os casos de infecções por Covid-19 em queda e os avanços na campanha de vacinação. Após alguns meses com notícias positivas, a previsão de acabar com todas as regras de isolamento em junho sofre uma grande ameaça.

Isso se deve a uma nova variante do coronavírus identificada na Índia, a B.1.617.2, que já começou a se espalhar pelo mundo e foi detectada em pelo menos 17 países. Só no Reino Unido, mais de mil casos já foram computados e o alerta vermelho foi ligado após cientistas da localidade alertarem que tem certeza de que a variante indiana se espalha mais rapidamente que a britânica, que atualmente "domina" os casos de infecção na localidade.

Na próxima segunda-feira está previsto alguns relaxamentos do lockdown no Reino Unido, com as pessoas podendo comer e beber na parte interna de restaurantes e bares. Além disso, cinemas e hotéis poderão reabrir. Outra mudança é que até seis pessoas poderão se encontrar em ambientes fechados. Até agora, esse tipo de encontro só ocorria em ambientes abertos.

Porém, diante do novo quadro, cientistas locais fazem um apelo por cautela e Associação Médica Britânica já solicitou para serem mantidas as regras atuais de distanciamento físico e contato social e que interações continuem a ocorrer apenas em ambientes abertos.

No Brasil, o perigo é ainda maior, já que o programa de vacinação segue lento e uma proporção ainda pequena da população tomou as duas doses do imunizante.

Por conta disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao governo que restringisse voos vindos da Índia para conter a chegada da nova cepa, aparentemente mais transmissível que outras variantes.

A Anvisa foi atendida e a medida vale por 14 dias. A busca é evitar o impacto epidemiológico que a nova cepa poderia causar no Brasil, que, segundo iniciativa do consórcio de veículos de imprensa, alcançou nesta sexta a marca de 432.785 óbitos e 15.521.313 casos de Covid-19.

“Fica suspensa, em caráter temporário, a autorização de embarque para a República Federativa do Brasil de viajante estrangeiro, procedente ou com passagem pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, pela República da África do Sul e pela República da Índia nos últimos 14 dias", diz a portaria.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!