China diz ter encontrado mais 24 tipos de coronavírus até então desconhecidos
Fusion Medical Animation/Unsplash
China diz ter encontrado mais 24 tipos de coronavírus até então desconhecidos

Pesquisadores chineses afirmaram ter encontrado 24 novos tipos de coronavírus em morcegos até então desconhecidos pela ciência. O grupo de pesquisa da Universidade de Shandong afirmou que suas descobertas em uma pequena região na província de Yunnan, no sudoeste da China, mostram que há uma "diversidade" de coronavírus de morcegos que podem se espalhar para os humanos. As informações foram publicadas pelo jornal britânico 'Daily Mail'.

Os pesquisadores disseram que um novo coronavírus de morcego encontrado em sua amostra é geneticamente semelhante ao vírus Sars-CoV-2 que está causando a atual pandemia no mundo.

"No total, reunimos 24 novos genomas de 341 coronavírus de diferentes espécies de morcegos, incluindo quatro coronavírus semelhantes ao SARS-CoV-2", escreveram os pesquisadores. O relatório foi publicado na revista Cell, nesta última quinta-feira (10).

E completaram: "Esses resultados demonstram claramente que os vírus intimamente relacionados ao SARS-CoV-2 continuam a circular nas populações de morcegos e, em algumas regiões, podem ocorrer com uma frequência relativamente alta".

Coronavírus próximos do Sars-Cov-2

Os cientistas disseram que alguns dos vírus encontrados possuem muita semelhança com o Sars-Cov-2, que hoje afeta o mundo com a pandemia. "Nosso estudo destaca a notável diversidade de coronavírus de morcego em escala local, incluindo parentes próximos de SARS-CoV-2 e SARS-CoV", disseram os pesquisadores.

Os pesquisadores sugeriram que o coronavírus poderia ter evoluído naturalmente de animais para humanos, contradizendo a teoria sobre o vazamento de um laboratório de Wuhan, em que o vírus seria fabricado.

"Além de morcegos e humanos, os coronavírus podem infectar uma ampla gama de animais domésticos e selvagens, incluindo porcos, gado, ratos, gatos, cães, galinhas, veados e ouriços".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!