Coreia do Sul dá segunda dose da Pfizer em pessoas que tomaram primeira da AstraZeneca
Reprodução: iG Minas Gerais
Coreia do Sul dá segunda dose da Pfizer em pessoas que tomaram primeira da AstraZeneca


Cerca de 760 mil sul-coreanos  vacinados contra a Covid-19 com a primeira dose de Oxford/AstraZeneca receberão o imunizante da Pfizer/BioNTech como segunda dose devido a atrasos no envio pelo esquema global de compartilhamento de vacinas Covax, anunciou o governo.

Um número cada vez maior de nações está considerando usar vacinas contra a Covid-19 diferentes nas segundas doses para lidar com atrasos no fornecimento e com preocupações de segurança que atrapalham as campanhas de vacinação.

A possibilidade de misturar diferentes vacinas contra a doença pode flexibilizar os programas de imunização.

Países como Canadá e Espanha já aprovaram essa mistura de doses, principalmente devido a preocupações sobre casos de formação de coágulos sanguíneos raros ligados à vacina da AstraZeneca.

Resultados preliminares de um estudo espanhol apontaram que aplicar uma dose da Pfizer em pessoas que já receberam a vacina da AstraZeneca é altamente seguro e eficaz.

Cerca de 835 mil doses da vacina da AstraZeneca estavam programadas para serem entregues à Coreia do Sul por meio do programa Covax, da Organização Mundial da Saúde (OMS), até o final de junho. O plano era utilizá-las principalmente como uma segunda dose para cerca de 760 mil profissionais de saúde e de linha de frente que receberam a primeira dose em abril.

Você viu?

O embarque, no entanto, está atrasado para julho ou depois. O país esgotou as reservas disponíveis da AstraZeneca para atender à participação mais forte do que o esperado em sua campanha de imunização, o que ajudou a cumprir sua meta de vacinação para o primeiro semestre antes do previsto.

Mais de 27% da população de 52 milhões foi vacinada com pelo menos uma dose de imunizante contra a Covid-19 até quinta-feira, e o país está a caminho de atingir a meta de 70% até setembro.

A Coreia do Sul espera receber 80 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 no terceiro trimestre, incluindo 10 milhões em julho. Os imunizantes são da AstraZeneca, Pfizer, Johnson & Johnson e Moderna.

No mês passado, a Coreia do Sul informou que vai realizar um ensaio clínico que mistura doses das vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca com a da Pfizer e outras.

Até o momento, o país realizou um teste em 100 profissionais de saúde para examinar a formação de anticorpos e outros efeitos imunológicos, disse o diretor da Agência de Prevenção e Controle de Doenças da Coreia (KDCA), Jeong Eun-kyeong, em uma coletiva na quinta-feira.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!