Projeto em Paquetá aplica 1ª dose contra Covid-19 em 96,3% da população
Reprodução: iG Minas Gerais
Projeto em Paquetá aplica 1ª dose contra Covid-19 em 96,3% da população

Com o objetivo de analisar a vacinação em massa em Paquetá, 96,3% da população que reside na ilha já receberam pelo menos a primeira dose da Oxford/Astrazeneca contra a Covid-19. Trata-se de uma ação do projeto "PaqueTá Vacinada", que pretende imunizar todos seus moradores contra a Covid-19 ao longo de um estudo para mensurar o impacto da campanha de imunização até em quem não foi vacinado contra o coronavírus, como crianças e adolescentes.

A pesquisa também tem o propósito de verificar se a primeira dose da vacina já garante um bom nível de proteção coletiva, ou se isso só acontece efetivamente após a injeção de reforço. Aproximadamente 2 mil moradores já tinham recebido a primeira aplicação do imunizante.

Foram montados neste domingo, dia 20, quatro postos especialmente para o estudo para onde foram convidadas cerca de 1,6 mil pessoas que ainda não haviam recebido a dose.

Antes de vacinar todos os habitantes da ilha, a Secretaria municipal de Saúde realizou o chamado inquérito epidemiológico, que inclui a testagem sorológica com exames de IGG e IGM. A intenção é mostrar, pela análise de anticorpos, se uma pessoa tem ou já teve contato com o vírus causador da Covid-19, o SARS-Cov-2.

A pesquisa é uma parceria da Secretaria municipal de Saúde (SMS) com o Instituto Fundação Oswaldo Cruz e com o Ministério da Saúde.

Segundo a Secretaria municipal de Saúde, Paquetá tem uma população de 4.180 moradores, dos quais 3.530 são maiores de 18 anos cadastrados nos registros da Prefeitura do Rio.

A expectativa da Prefeitura do Rio é testar, de maneira periódica, pelo menos 3 mil moradores. De acordo com os dados municipais, 2.759 moradores da ilha foram testados, o que equivale a 70% da população. Entre as pessoas examinadas, havia 421 crianças, das quais 21% tiveram resultado positivo para a exposição ao coronavírus.

Na metodologia do estudo, os habitantes foram divididos em três grupos: menores de 18 anos, maiores de 18 anos que já foram vacinados e maiores de 18 que ainda não foram. Os resultados definitivos da pesquisa devem ser divulgados daqui a um ano.

"Por enquanto, nada vai mudar para mim. A gente ainda precisa se precaver, porque a situação da pandemia ainda está muito delicada. Mas, quando tudo se acalmar, quero voltar a fazer coisas que não faço há tempos. Como ir a uma festa", afirma Isabela Jardim, de 18 anos, uma das primeiras da fila para tomar vacina no Parque Darque de Mattos neste domingo.

Segundo o calendário do projeto, a distribuição da segunda dose acontecerá oito semanas após à da primeira. Depois disso, haverá uma nova coleta de sangue da população. Na próxima etapa, Paquetá dará lugar ao primeiro evento-teste da cidade, que o prefeito Eduardo Paes já chegou a chamar de "carnaval fora de época". Ele acontecerá no Parque Darke de Mattos e deve reunir 600 participantes, sendo todos habitantes de Paquetá ou pessoas já vacinadas. De acordo com a prefeitura, a festa deve acontecer só em setembro, ou quando a ilha já não registrar nenhum caso de Covid-19.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!