Jean Castex pede para que franceses não tenham medo da vacina, e sim do vírus
Reprodução/EuroNews/AP Photo
Jean Castex pede para que franceses não tenham medo da vacina, e sim do vírus


"Vacinamos apenas cerca de 200 mil pessoas por dia, pela primeira vez", lamentou o primeiro-ministro francês, Jean Castex, nesta quinta-feira (24), em visita a Mont de Marsan, na região de Landes, no sudoeste da França. Segundo informações da Rádio França Internacional, os centros de vacinação do  país já chegaram a realizar mais de um milhão de aplicações dos imunizantes por dia.

O local visitado pelo ministro se tornou um foco de contaminação da variante Delta e, por isso, ele pediu para que a população se esforce para evitar uma nova onda epidêmica no fim de agosto. Castex também anunciou um plano local de ação, que inclui reforço dos testes e da vacinação.

Na França, por meio de um aplicativo chamado Doctolib, a população pode agendar um horário os centros de vacinação.  Atualmente, todos os residentes no país a partir de 12 anos podem receber o imunizante. No caso de idosos sem acesso à internet, a equipe da Seguridade Social entra em contato diretamente com eles.

Apelo

Jean Castex pediu  aos profissionais da saúde que ainda não foram vacinados que se vacinem. "É primordial que todos os profissionais da saúde, incluindo todos os cuidadores das casas de repouso para idosos, estejam vacinados até o final de agosto", disse.

"Tenha medo do vírus, não da vacina", disse Castex. O presidente da França, Emmanuel Macron, também pediu vigilância em relação à nova variante, que é muito mais transmissível que as anteriores, e um compromisso da população com a vacinação.

O ministro francês da Saúde, Olivier Véran, chegou a mencionar a vacinação obrigatória. Ele é favorável à "métodos persuasivos" para convencer indecisos e combater a militância contra a vacina. Atualmente, menos de 80% dos franceses são favoráveis às vacinas, segundo pesquisa da Agência de Saúde Pública do país divulgada no início de junho.

A meta do governo é vacinar 35 milhões de franceses até o final de agosto com as duas doses. Atualmente, cerca de 19,6 milhões estão totalmente vacinados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!