Variante indiana é a mais comum no mundo, diz OMS
Reprodução/FreePic
Variante indiana é a mais comum no mundo, diz OMS


Foram registrados 967 mil novos casos de Covid-19 e 22 mil mortes por causa do vírus nas Américas, segundo informações de relatório divulgado nesta quarta-feira (21) pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde). Isso representa uma diminuição dos índices em comparação com a semana anterior.

Mesmo assim, autoridades da Opas deixaram claro que a vacinação no continente ainda não está no ritmo ideal, segundo informações do Metrópoles. Um mapeamento mostra que, onde há o fornecimento adequado de vacinas, as infecções por Covid-19 caem. Mas onde a cobertura vacinal é baixa, ainda são registrados altos índices.

Estados Unidos, Canadá, Uruguai, Chile e Argentina são os países que estão com queda de novos casos graças à vacinação. Honduras e Haiti, por outro lado, não alcançaram 1% da população vacinada. De acordo com a entidade, também há focos preocupantes da doença na Colômbia e no Peru.

Você viu?

"Essa tendência mostra que o coronavírus ainda está consolidado nas Américas", observou Carissa Etienne, diretora da Opas.

"Enfrentamos uma pandemia de pessoas não vacinadas. A única forma de deter o vírus é pela vacinação. As vacinas são essenciais, mesmo que nenhuma seja 100% eficaz. Igualmente importante são as medidas de saúde pública e de controle de infecção, como testagem em massa, distanciamento social e quarentenas", afirmou Etienne.

Até o momento, 47 países e territórios do continente identificaram pelo menos uma variante de preocupação. Já 11 países registraram as quatro mutações consideradas mais preocupantes pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a Alfa, Beta, Gama e Delta.

"É um desafio importante que todos os países enfrentam. Continuamos com dificuldades para convencer às pessoas a se vacinarem, não dá para acreditar nisso, mas ainda há muita resistência das pessoas para receber as vacinas”, disse Jarbas Barbosa, subdiretor da Opas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!