Entenda a grave Covid-19 de Luciano Szafir, que recebeu alta neste sábado
Instagram/Reprodução
Entenda a grave Covid-19 de Luciano Szafir, que recebeu alta neste sábado

Após pouco mais de um mês internado, o ator e ex-modelo Luciano Szafir venceu a batalha contra a Covid-19. Ele teve alta do hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, neste sábado, após ficar entre a vida e a morte, como antecipou o colunista Ancelmo Gois.

"O ator e apresentador Luciano Szafir recebeu alta neste sábado, dia 24 de julho, do hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. Luciano e sua família agradecem o carinho e energia positiva do público e da imprensa", confirmou a assessoria de imprensa.

Aos 52 anos, Szafir foi contaminado um dia antes de receber a vacina contra o coronavírus, de acordo com sua faixa etária. Mas esta não foi a primeira vez que o ator sofreu com a doença. Em fevereiro ele teve sintomas leves, mas desta vez teve uma reação mais agressiva, com febre persistente.

No dia 7 de julho,  internado na UTI, ele precisou ser submetido a uma cirurgia para retirada de hematoma e segmento do cólon, que é última parte do intestino grosso. Durante o tratamento contra o coronavírus, o ator sofreu uma complicação no intestino grosso gerada por hematomas, sangramentos que causam acúmulos de sangue em determinado local do organismo. Especialistas ressaltam que todos os pacientes internados em estado grave são medicados com anticoagulantes, o que — em casos raros — pode ocasionar hematomas em quaisquer partes do corpo.

Quatro dias depois da cirurgia, Szafir publicou em vídeo em sua conta no Instagram direto da UTI, afirmando "estar vivo". "Gente, resolvi fazer esse vídeo para mostrar que estou vivo e para agradecer", diz o artista, emocionado.

Você viu?

O boletim publicado naquele dia, 11 de julho, apontava que o quadro clínico era estável e que a melhora era "evolutiva". Na véspera, Szafir havia sido extubado, ou seja, deixou de precisar de ventilação mecânica e passou a receber apenas suplementação de oxigênio.

Na última segunda-feira, o ator deixou a UTI do Copa Star e foi transferido para um quarto do hospital.

Entenda o caso

Mestre em epidemiologia, o médico Danilo Klein explica por que um problema no intestino pode estar relacionado ao coronavírus. Ele lembra que todos os pacientes internados em estado grave são medicados com anticoagulantes, o que — em casos raros — pode gerar hematomas em quaisquer partes do corpo, como o cólon. Grosso modo, hematomas são sangramentos que causam acúmulos de sangue em determinado local do organismo.

"Todo paciente internado e imoblizado em leito, e que não se movimenta, tem um risco aumentado de fazer trombose. Para evitar a trombose e o tromboembolismo pulmonar, que é a trombose no pulmão, são utilizados medicamento profiláticos. O perigo é que, em alguns casos, isso pode evoluir para o contrário e o anticoagulante causar um hematoma", esclarece o médico. "O hematoma pode acontecer em qualquer lugar do corpo: nos membros, no local de injeções ou até mesmo em órgãos internos".

Klein ressalta, por outro lado, que a forma grave da Covid-19 pode ocasionar, por si só, um distúrbio intenso de coagulação no organismo, o que também resulta em hematomas.

"Por isso, sem analisar o caso, não dá para saber se o problema do ator (Luciano Szafir) surgiu por um efeito do anticoagulante ou devido à própria gravidade do caso. É preciso lembrar que não só a Covid, mas qualquer doença grave pode evoluir para a complicação de distúbrio de coagulação e sangramento", frisa Klein.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!