Variantes devem ter surgido em imunossuprimidos
Reprodução/FreePic
Variantes devem ter surgido em imunossuprimidos


É bastante provável que as novas cepas da Covid-19 tenham surgido em pessoas imunossuprimidas. A ideia de que as variantes tenham se desenvolvido em corpos com o sistema imunológico enfraquecido não é nova e foi endossada em fala do diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci, à CNN Internacional, nesta terça-feira (3).

"Variantes, todos nós sabemos, surgiram por causa da pressão que o sistema imunológico humano exerceu sobre o vírus, muito provavelmente de pessoas imunossuprimidas que acabaram se infectando e ficaram com o vírus por dias e dias antes do desaparecimento do microrganismo ou morte, e isso essencialmente levou ao surgimento de uma variante", disse Fauci em discussão promovida pelo Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais.

Segundo o infectologista, é muito provável que isso tenha acontecido tanto com a variante Alfa, como com a variante Delta. Fauci também afirmou que o aparecimento de novas cepas afeterá os medicamentos que estão sendo desenvolvidos para o tratamento da Covid-19.

"Assim que começarmos a tratar a Covid-19 com novos antivirais, precisamos planejar e antecipar o surgimento de resistência aos medicamentos", disse ele. "Você sempre terá que estar pronto para continuar a desenvolver alternativas que possam acompanhar as variantes", explicou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!