Vacina contra covid-19
Reprodução: iG Minas Gerais
Vacina contra covid-19

Dois cientistas que desenvolveram a tecnologia por trás das vacinas anti- Covid da Pfizer/BionTech e da Moderna venceram um prestigiado prêmio da área médica conhecido como o “Nobel Americano”, que oferece US$ 250 mil dólares aos vencedores.

Drew Weissman e Katalin Karikó, da Universidade da Pensilvânia, receberam o prêmio Lasker 2021 de pesquisa médica clínica por seu trabalho no desenvolvimento da tecnologia de RNA mensageiro, informou a Fundação Lasker. A cerimônia de premiação ocorreu na sexta-feira.

"Esta descoberta permitiu o rápido desenvolvimento de vacinas contra Covid-19 altamente eficazes. Além de fornecer uma ferramenta para conter uma pandemia devastadora, a inovação está impulsionando o progresso em tratamentos e preventivos para uma série de doenças diferentes", disse a Fundação, que entrega os prêmios desde 1945.

A tecnologia de mRNA é segura e permite que os laboratórios produzam vacinas a uma velocidade muito maior do que pelo método tradicional. Foi graças a ela que a Pfizer e a Moderna puderam começar a produzir suas primeiras doses no mesmo dia em que o coronavírus foi sequenciado, em 20 de janeiro.

"Às vezes, tínhamos uma dúvida e fazíamos um experimento. E é claro, em vez da resposta, tínhamos outras 100 perguntas. Foi muito divertido. Gostaria de enfatizar que ser um cientista é uma alegria" disse Karikó em seu discurso.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!