Vulcão Cumbre Vieja, em La Palma
Reprodução: Redes Sociais
Vulcão Cumbre Vieja, em La Palma

Recentemente o  vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção nas Ilhas Canárias, em La Palma. Desde o domingo (19) , dia da primeira atividade sísmica , o vulcão tem emitido nuvens de cinzas pela cidade e preocupando a saúde dos moradores da ilha. 

Segundo o governo de Canarias , as cinzas vulcânicas podem ser sugadas profundamente para os pulmões e causar irritação e coriza, dor de garganta ou tosse seca e irritação do trato respiratório em pessoas com asma ou bronquite.

As autoridades ainda alertam para que a população não faça exercícios ao ar livre e nem permaneça em área descoberta. É recomendado também, o uso de máscaras FFP2 e sistemas de proteção ocular no território.

O que são as cinzas vulcânicas?

As cinzas vulcânicas são compostas por partículas finas de rocha
vulcânica fragmentada. Essas partículas podem ter películas ácidas que conseguem causar irritação dos pulmões e olhos.

Segundo a Rede Internacional dos Perigos Vulcânicos para a Saúde
(IVHHN), os efeitos da cinza para a saúde podem ser divididos em várias categorias: problemas respiratórios, sintomas oculares, irritação cutânea e efeitos indiretos.

Quais são os riscos para a saúde?

Em certas erupções as partículas de cinza podem ser tão finas que são inspiradas profundamente até os pulmões. Caso o indivíduo tenha muita exposição, ele poderá ter desconforto no peito, com aumento de tosse e irritação. Isso pode acontecer mesmo em pessoas saudáveis.


Sintomas comuns, a curto-prazo, incluem:

  • Irritação e corrimento nasal

  • Irritação e inflamação da garganta, por vezes acompanhada de tosse seca.

  • Pessoas com problemas preexistentes no peito podem desenvolver graves problemas de bronquite que se prolongam alguns dias após a exposição às cinzas (por exemplo, tosse seca, aumento da produção de saliva, dificuldade em respirar, ou respiração acelerada).

  • Irritação das vias respiratórias em pessoas com asma ou bronquite; queixas comuns de asmáticos incluem respiração acelerada, dificuldade em respirar e tosse.

  • Respirar torna-se desconfortável.

Apesar de raro, a exposição prolongada a cinzas vulcânicas pode conduzir a doenças pulmonares graves, de acordo com a IVHHN.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!