Próxima pandemia pode ser mais letal, diz criadora da vacina AstraZeneca
Reprodução
Próxima pandemia pode ser mais letal, diz criadora da vacina AstraZeneca

Sarah Gilbert, uma das pesquisadoras que criou a vacina Oxford-AstraZeneca contra a Covid-19, fez um alerta sobre a letalidade de futuras pandemias e a necessidade de mais financiamento para a prevenção de doenças como a causada pelo  coronavírus. Durante a conferência Richard Dimbleby, na Inglaterra, Gilbert, disse também que teme pela perda dos avanços científicos conquistados nos últimos dois anos.

"Esta não será a última vez que um vírus ameaçará nossas vidas e meios de subsistência. A verdade é que p próximo poderá ser pior. Pode ser mais contagioso, ou mais letal, ou ambos. Não podemos permitir uma situação em que passamos por tudo o que passamos e depois descobrimos que ainda não há financiamento para a preparação para uma nova pandemia. Os avanços que fizemos e o conhecimento que adquirimos não devem ser perdidos", ressaltou.

Gilbert também falou sobre a variante Ômicron e o temor de que as vacinas existentes atualmente não sejam eficazes contra ela. Segundo a pesquisadora, a variante tem mutações conhecidas por aumentar a transmissibilidade, mas são necessários aspectos adicionais para saber se os anticorpos induzidos pela imunização serão suficientes para prevenir casos graves da doença.

"Até que saibamos mais, devemos ser cautelosos e tomar medidas para desacelerar a disseminação dessa nova variante", disse.

Professora da Universidade de Oxford, Gilbert começou a trabalhar no desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19 ainda no início de 2020, logo após os primeiros casos serem reportados na China.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!