Nesta quarta-feira (5), toda a rede de imunização da cidade de São Paulo está aberta para vacinar a população contra a gripe e Covid-19. Estão funcionando as 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 82 Assistências Médicas Ambulatoriais integradas com UBSs, as AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, além dos megapostos, drive-thrus e farmácias parceiras, das 8h às 17h.
A vacina contra a gripe está disponível para todas as faixas etárias acima de seis meses de idade. As doses são destinadas às pessoas que não se vacinaram em 2021. Além disso, a campanha de vacinação contra a Covid-19 continua com aplicação de primeira dose (D1), segunda dose (D2) e dose adicional (DA).
Vale lembrar que não há necessidade de intervalo entre a aplicação de vacina antiCovid e contra gripe. Inclusive, as duas podem ser aplicadas no mesmo dia.
Vacinação contra a Covid-19
Os cidadãos com a segunda dose atrasada devem buscar um posto o quanto antes para se vacinarem, a fim de aumentar a defesa contra o coronavírus e diminuir as chances de desenvolver um quadro clínico grave.
Leia Também
A dose de reforço está disponível para os adultos que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses.
Adolescentes de 12 a 17 anos tiveram o intervalo entre as doses reduzido para 21 dias após a primeira aplicação. Eles podem receber a vacina contra a Covid-19 desacompanhados, desde que levem uma autorização assinada por um responsável, conforme o modelo disponível na página Vacina Sampa.
É obrigatório apresentar um documento de identificação, preferencialmente Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), para receber qualquer dose da vacina.
Para a segunda dose ou dose adicional, é indicado levar também a carteirinha com o registro das doses recebidas anteriormente. Não é mais necessário apresentar comprovante de residência no município.